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dc.creatorSilva, José Luiz Tavares Martins da-
dc.date.accessioned2023-05-10T14:24:08Z-
dc.date.available2022-12-21-
dc.date.available2023-05-10T14:24:08Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.identifier.citationSILVA, José Luiz Tavares Martins da. Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3030-
dc.description.abstractThis work aims to promote a reflection on the Freirean vision of education that considers it as a tool of both oppression and liberation of man. His works present a critique of the so-called “banking education” that serves as a concept to silence men and keep them under control by the minorities that exercise power; at the same time that they present education as the possibility of seeking the humanization of man, which is the awareness of his reality, and the possibility of moving towards his liberation. Paulo Freire places dialogue as the basis of all human relationships and, consequently, the basis for the transformation of man as a transformer of the world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-04-27T16:57:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Luiz Tavares Martins da Silva.pdf: 553849 bytes, checksum: 8dcc7b2578635ddc6c209b369530e38f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-10T14:24:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Luiz Tavares Martins da Silva.pdf: 553849 bytes, checksum: 8dcc7b2578635ddc6c209b369530e38f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-10T14:24:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Luiz Tavares Martins da Silva.pdf: 553849 bytes, checksum: 8dcc7b2578635ddc6c209b369530e38f (MD5) Previous issue date: 2022-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePaulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimidopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Rodrigo Marcos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723301504388195pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Rodrigo Marcos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723301504388195pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo promover uma reflexão a respeito da visão Freiriana da educação que considera esta como uma ferramenta tanto de opressão quanto de libertação do homem. Suas obras apresentam uma crítica a respeito da chamada “educação bancária” que serve como concepção para silenciar os homens e mantê-los sob controle pelas minorias que exercem o poder; ao mesmo tempo que apresentam a educação como a possibilidade de busca da humanização do homem, que é a conscientização de sua realidade, e a possibilidade de movimentação para sua libertação. Paulo Freire coloca o diálogo como a base de todas as relações humanas e, consequentemente, a base para a transformação do homem como transformador do mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programFilosofia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keywordPaulo Freirept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordOpressãopt_BR
dc.subject.keywordDiálogopt_BR
dc.subject.keywordLiberdadept_BR
dc.subject.keyword2Paulo Freirept_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Oppressionpt_BR
dc.subject.keyword2Dialoguept_BR
dc.subject.keyword2Freedompt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

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