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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Mateus Matos-
dc.date.accessioned2023-05-10T14:36:38Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2023-05-10T14:36:38Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationBEZERRA, Mateus Matos. O conceito de forma na teoria estética de Theodor Adorno: autonomia, sociedade e verdade nas obras de arte. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3032-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-04-28T13:47:38Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Mateus Matos Bezerra.pdf: 698253 bytes, checksum: 5b1b60104bc23cbdfc0d1ae316b1dfb9 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO conceito de forma na teoria estética de Theodor Adorno : autonomia, sociedade e verdade nas obras de artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Sara Juliana Pozzer da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5313824538870791pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Sara Juliana Pozzer da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5313824538870791pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3550383000046126pt_BR
dc.description.resumoAdorno apresenta em sua Teoria Estética uma estética materialista. Entre os diversos debates que aparecem na obra, que busca muito mais sintonizar o materialismo na estética, do que chancelar regras e normas sobre a arte, é discutido como a autonomia e a sociedade se encontram na forma estética. Para tal, ele recorre a um debate com um idealismo, buscando transacionar as estéticas alemãs, para uma nova forma, ditada por seu materialismo. Kant apresenta em sua concepção uma estética baseada no sentimento estético do sujeito transcendental, contudo apresenta em sua formulação de finalidade sem fim, que corresponde a arte não ter utilidade social. Hegel, apresenta, uma formulação mais objetiva, mesmo que seu sistema ainda esteja preso as amarras de uma subjetividade guiada pela negação determinada. Adorno irá ver esses autores como saídas para diversos problemas, no que diz respeito da relação da arte e sociedade. Em Valéry ele encontra um materialismo de segunda, que faz a união da arte pela arte ir além da utilidade social e da objetividade centrada no artista. Contudo, a arte trilha o caminho para a autonomia, sem abandonar sua condição de fato social, pois é sempre mediada pelo sujeito, uma dependência que requer o método materialista para que não seja uma síntese violenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programFilosofia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keywordFormapt_BR
dc.subject.keywordEstéticapt_BR
dc.subject.keywordSociedadept_BR
dc.subject.keywordAutonomiapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

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