Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Sabino Bomdespacho-
dc.date.accessioned2023-05-10T15:47:59Z-
dc.date.available2022-12-22-
dc.date.available2023-05-10T15:47:59Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sabino Bomdespacho. Anísio Teixeira e a educação escolar quilombola. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3034-
dc.description.abstractThis monograph seeks a dialogue between quilombola school education and the pedagogy of Anísio Teixeira. The relationship between these models of education is interesting because, in both, there is an explicit attempt at a national education that is much closer to us, to our reality and to what Brazilian students need in basic education. Like Anísio Teixeira, quilombola school education determines a school that articulates knowledge both in its theoretical form and in its practical form that is, in both models of education, there is an interest in promoting a teaching where students reach, the knowhow, and this know-how goes beyond theoretical content in classrooms. In these educational systems, it is still necessary for the student to have the practice of life in society within the school – what Anísio calls “real life habits”. Another consensus between progressive pedagogy and quilombola education is the position that schools should work regionally with managers and teachers from the community in which the school is located. In the first moment of this monograph, I deal with Quilombola School Education, making reflections with Resolution No. 8 of November 20, 2012, a document that defines the educational guidelines for Quilombola education, then I present the educational model of Anísio Teixeira, the father of the Brazilian public school. Throughout the work I relate the two models of education, noting that both could radically transform the lives of students if put into practice in our schools across the country.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-04-28T14:25:57Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Sabino Bomdespacho Rodrigues.pdf: 344610 bytes, checksum: f6ab1d9a035d9de903fdf936b315f5bd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-10T15:47:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Sabino Bomdespacho Rodrigues.pdf: 344610 bytes, checksum: f6ab1d9a035d9de903fdf936b315f5bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-10T15:47:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Sabino Bomdespacho Rodrigues.pdf: 344610 bytes, checksum: f6ab1d9a035d9de903fdf936b315f5bd (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnísio Teixeira e a educação escolar quilombolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558459464381776pt_BR
dc.description.resumoEssa monografia busca um diálogo da educação escolar quilombola com a pedagogia de Anísio Teixeira. A relação entre esses modelos de educação é interessante, pois, em ambos, há de forma explicita a tentativa de uma educação nacional que se mostra muito mais próxima de nós, da nossa realidade e daquilo que os estudantes brasileiros necessitam na educação básica. Assim como Anísio Teixeira, a educação escolar quilombola determina uma escola que articule o conhecimento tanto na sua forma teórica como na forma prática, ou seja, nos dois modelos de educação há o interesse de promover um ensino onde os estudantes alcancem, o saber fazer, e esse saber fazer vai para além de conteúdos teóricos em salas de aulas. É necessário ainda nesses sistemas educacionais, que o estudante tenha a prática da vida na sociedade dentro da escola – o que Anísio chama de “hábitos de vida real”. Outro consenso entre a pedagogia progressiva e a educação quilombola é o posicionamento de que as escolas devem funcionar de formas regionais com gestores e professores da comunidade em que a escola está inserida. No primeiro momento desta monografia trato sobre a Educação Escolar Quilombola, fazendo reflexões com a Resolução n° 8 de 20 de novembro de 2012, documento que define as diretrizes educacionais para a educação quilombola, na sequência apresento o modelo educacional de Anísio Teixeira, o pai da escola pública brasileira. Ao longo do trabalho vou relacionando os dois modelos de educação, observando que ambos poderiam transformar de modo radical a vida de estudantes se colocados em práticas em nossas escolas pelo país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programFilosofia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keywordEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subject.keywordAnísio Teixeirapt_BR
dc.subject.keywordQuilombopt_BR
dc.subject.keywordSaber práticopt_BR
dc.subject.keyword2Quilombola school educationpt_BR
dc.subject.keyword2Anísio Teixeirapt_BR
dc.subject.keyword2Quilombopt_BR
dc.subject.keyword2Practical knowledgept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Sabino Bomdespacho Rodrigues.pdf336.53 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.