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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre filosofias : Diógenes, maneira de viver e cosmopolitismo
Autor(es): Santana, Tainã Deliberai
Orientador(a): Theobaldo, Maria Cristina
Membro da Banca: Theobaldo, Maria Cristina
Resumo : Estudar a filosofia Antiga necessita que se tenha uma atenção especial para que seus textos não sejam interpretados de maneira anacrônica. A necessidade da atenção se esclarece e exemplifica na suposição de um filósofo antigo circulando pela cidade contemporânea do século XXI: o que lhe chamariam a atenção? O tamanho dos prédios? Os muros das casas? Os transeuntes apresados pelas ruas de uma metrópole? Nossa suposição e as eventuais respostas as nossas perguntas indicam essas e outras tantas mudanças no campo político, cultural e social. Assim como a cidade antiga é diferente da contemporânea, a maneira de se fazer filosofia também o é. Não que essa diferença seja necessária, e é por essa contingência que se fazem possíveis variadas interpretações acerca da mensagem do filósofo. Na Grécia Antiga o cidadão é considerado filósofo por suas palavras e atitudes. Suas ações têm de se manter em acordo de suas palavras, a filosofia na Antiguidade pressupõe a ação como extensão da palavra. A filosofia é, na Antiguidade, uma maneira de viver. O ensino e o aprendizado da filosofia na Antiguidade eram completamente diferentes da forma como ocorrem na contemporaneidade. Na Antiguidade o contato com a filosofia se fazia pelo convívio entre mestre e discípulos, que viviam em conjunto, ocupavam as ruas e praças de Atenas caminhando e conversando; na contemporaneidade tem-se bons professores, mas, na maioria das vezes, o mestre é representado por um livro. Com isso, a filosofia perde a proximidade do diálogo direto, mas ganha em disponibilidade de filosofias. A monografia se ocupará da diferença entre a filosofia na Antiguidade e a filosofia na Contemporaneidade, especialmente no que concerne à filosofia como uma maneira de viver, interpretação consagrada por P. Hadot (2014b). Especialmente, tratará do cinismo de Diógenes de Sinope. Sobre este filósofo será apresentada sua biografia e sua filosofia, entendida aqui como uma maneira de viver que se desdobra em vários aspectos: a palavra, a ação e o cosmopolitismo.
Resumo em lingua estrangeira: Studying philosophy antique requires special attention to be paid so that its texts are not interpreted in an anachronic way. The need for attention is clarified and exemplified in the assumption of na philosopher antique circulating throughthe contemporary city of the 21st century: what would draw his attention? The size of the buildings? The walls of the houses? Passers-by trapped in the streets of a metropolis? Our assumption and any answers to our questions indicate these and many other changes in the political, cultural and social field. Just as the old city is different from the contemporary one, so is the way of doing philosophy. Not that this difference is necessary, and it is through this contingency that various interpretations about the philosopher's message are made possible. In Ancient Greece the citizen is considered a philosopher for his words and attitudes. His actions have to remain in agreement with his words, philosophy in antiquity presupposes action as an extension of the word. Philosophy is, in antiquity, a way of living. The teaching and learning of philosophy in antiquity were completely different from the way they occur in contemporary times. In antiquity the contact with philosophy was made by the conviviality between master and disciples, who lived together, occupied the streets and squares of Athens walking and talking; in contemporary times there are good teachers, but most of the time, the master is represented by a book. With this, philosophy loses the proximity of direct dialogue, but gains in the availability of philosophies. The monograph will deal with the difference between philosophy in antiquity and philosophy in contemporaneity, especially with regard to philosophy as a way of living, an interpretation consecrated by Fr. Hadot (2014b). In particular, it will deal with the cynicism of Diogenes of Sinope. About this philosopher will be presented his biography and his philosophy, understood here as a way of living that unfolds in several aspects: the word, action and cosmopolitanism.
Palavra-chave: Filosofia antiga
Filosofia contemporânea
Cinismo
Diógenes de Sinope
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ancient philosophy
Contemporary philosophy
Cynicism
Diogenes of Sinope
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Filosofia - CUC - Licenciatura
Referência: SANTANA, Tainã Deliberai. Entre filosofias: Diógenes, maneira de viver e cosmopolitismo. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3036
Data defesa documento: 18-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

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