Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3038
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A saúde do trabalhador e os impactos dos agrotóxicos : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Beatriz de Medeiros
Orientador(a): Costa, Alane Andréa Souza
Membro da Banca: Costa, Alane Andréa Souza
Resumo : O agronegócio em todo território brasileiro está entre as principais formas do aumento do Produto Interno Bruto (PIB), trazendo a riqueza para os grandes produtores, mas gerando profundos impactos na saúde do trabalhador, da população, e danos ambientais. Objetivo: Analisar os fatores que causam o adoecimento no trabalhador relacionado ao uso de agrotóxicos por meio de uma revisão bibliográfica. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Fundação Oswaldo Cruz, da Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e do Repositório da Produção Intelectual da USP. Para a escolha dos artigos, foi feita a leitura do título, na qual foram encontrados 53 artigos, depois foi realizada a leitura do resumo e assim foram selecionados 13 artigos afim de analisar a saúde do trabalhador em relação aos impactos decorrentes do uso de agrotóxicos. Resultados: Com relação ao ano de publicação, desde 2005, o índice de estudos sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde se manteve. Em relação às regiões de estudo, a região Sul foi onde mais se realizou estudos, e o periódico ‘Ciências e Saúde Coletiva’ demostrou mais interesse em publicações sobre o tema. A mecanização no campo fez com que o agronegócio se tornasse o principal meio para o lucro dos grandes produtores, mas gera profundos impactos na saúde do trabalhador e danos ambientais devido a utilização dos agrotóxicos para vastas produções. Para a saúde do trabalhador, tem-se acidentes laborais e a falta de monitoramento por uma vigilância, fazendo com que diversos casos sejam subnotificados. Considerações Finais: O uso de agrotóxicos e os impactos causados na saúde do trabalhador ainda é alarmante, principalmente em casos de intoxicações ou acidentes laborais, além disso, a vigilância ainda é insuficiente para o monitoramento e fiscalização destes casos.
Palavra-chave: Agrotóxicos
Saúde do trabalhador
Vigilância em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: SILVA, Beatriz de Medeiros. A saúde do trabalhador e os impactos dos agrotóxicos: uma revisão bibliográfica. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3038
Data defesa documento: 3-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2020_Beatriz de Medeiros Silva.pdf736.99 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.