Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Luciana Aparecida de Souza-
dc.creatorMoraes, Yasmin Fernanda Vieira de-
dc.date.accessioned2023-05-29T16:28:27Z-
dc.date.available2021-12-08-
dc.date.available2023-05-29T16:28:27Z-
dc.date.issued2021-09-14-
dc.identifier.citationNUNES, Luciana Aparecida de Souza; MORAES, Yasmin Fernanda Vieira de. Estudo sobre a intenção de compra de produtos de panificação com adição de frutos do Cerrado. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3086-
dc.description.abstractThe presence of inadequate eating habits is directly related to the high prevalence of non-communicable chronic diseases. Among the range of ultra-processed foods available on the market, bakery products stand out, whose consumption is common among Brazilians. However, they are formulations rich in sugars and lipids and poor in micronutrients and dietary fiber. In order to improve the nutritional value of bakery products, it is interesting to add fiber-rich ingredients, such as fruit. The native fruits of the Cerrado can be used in the development of these products, as they are rich in dietary fiber, micronutrients and bioactive compounds. Therefore, the aim of this study was to evaluate the knowledge of six Cerrado fruits (baru, bocaiuva, jatobá-do-cerrado, buriti, mama-cadela, and mangaba) by Brazilians living in regions with occurrence of this biome, as well as the sensory expectation and consumption intention of bakery products with the addition of these fruits. An online questionnaire was applied through the Google Forms platform to Brazilian volunteers residing in the states covered by the Cerrado biome and who had access to the internet, in addition to being 18 years old or older (n=573). It was observed that the fruits of the Cerrado, although they are still little known, have good acceptability among those who have already tried them, with an average value of 2.78 for the most accepted (baru) and 2.05 for the least accepted (jatobá). When evaluating the sensory expectations of the participants in relation to these new formulations, the main attributes mentioned were tasty, pleasant aroma and characteristic texture of each bakery product.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-12T14:10:22Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Luciana Aparecida de Souza Nunes.pdf: 1042535 bytes, checksum: f4f456d50d479cae76a3801ad3cc22ae (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-29T16:28:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Luciana Aparecida de Souza Nunes.pdf: 1042535 bytes, checksum: f4f456d50d479cae76a3801ad3cc22ae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-29T16:28:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Luciana Aparecida de Souza Nunes.pdf: 1042535 bytes, checksum: f4f456d50d479cae76a3801ad3cc22ae (MD5) Previous issue date: 2021-09-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo sobre a intenção de compra de produtos de panificação com adição de frutos do Cerradopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Paula Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680882222557410pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Ana Paula Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680882222557410pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Jane Delane Reis Pimentel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1996448935243447pt_BR
dc.contributor.referee3Morzelle, Maressa Caldeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599134634537313pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8616721236143033pt_BR
dc.description.resumoA presença de hábitos alimentares inadequados está diretamente relacionada com a alta prevalência das doenças crônicas não-transmissíveis. Dentre a gama de alimentos ultraprocessados disponibilizados no mercado, destacamse os produtos de panificação, cujo consumo é habitual entre os brasileiros. Em maioria, são formulações ricas em açúcares e lipídios e pobres em micronutrientes e fibras alimentares. Visando melhorar o valor nutricional dos produtos de panificação, torna-se interessante a adição de ingredientes ricos em fibras, como frutas. Os frutos nativos do Cerrado podem ser utilizados no desenvolvimento destes produtos, visto que são ricos em fibras alimentares, micronutrientes e compostos bioativos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento de seis frutos do Cerrado (baru, bocaiuva, jatobá-do-cerrado, buriti, mama-cadela e mangaba) por brasileiros residentes em regiões abrangidas por esse bioma, bem como a expectativa sensorial e intenção de consumo de produtos de panificação com adição desses frutos. Foi aplicado um questionário online através da plataforma Google Forms com voluntários brasileiros(as) residentes nos estados abrangidos pelo bioma Cerrado e com acesso à Internet, além de idade igual ou superior a 18 anos (n=573). Foi observado que os frutos do Cerrado, embora pouco conhecidos, apresentam boa aceitabilidade dentre aqueles que já experimentaram, com valor médio de 2,78 para o mais aceito (baru) e 2,05 para o menos aceito (jatobá). Ao avaliar a expectativa sensorial dos participantes em relação a essas novas formulações, os principais atributos mencionados foram: saboroso, aroma agradável e textura característica de cada produto de panificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Nutrição (FANUT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programNutrição - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.subject.keywordCheck-all-that-apllypt_BR
dc.subject.keywordExpectativa sensorialpt_BR
dc.subject.keywordEstudo de consumidorpt_BR
dc.subject.keywordAssociação de palavraspt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.subject.keyword2Check-all-that-apllypt_BR
dc.subject.keyword2Sensory expectationpt_BR
dc.subject.keyword2Consumer studypt_BR
dc.subject.keyword2Word associationpt_BR
dc.subject.keyword2Savannapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Luciana Aparecida de Souza Nunes.pdf1.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.