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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Eduardo Camargo da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T19:18:44Z | - |
dc.date.available | 2023-06-05 | - |
dc.date.available | 2023-06-12T19:18:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eduardo Camargo da. Possíveis aplicações do revestimento asfáltico reutilizável (RAP) em camadas granulares do pavimento. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Engenharia, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3101 | - |
dc.description.abstract | Brazil has its transportation matrix focused on roadways, and the paved highways have mostly asphalt coating, as well as urban roads. To keep these roads in acceptable conditions of trafficability and safety, regular interventions of maintenance or restoration are necessary and among these processes of rehabilitation of the asphalt coating, there is the process of milling the asphalt layer that, consequently, generates a large amount of waste that needs a destination. The recycling of the RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) arising from the restoration of flexible sidewalks occurred due to the need to accumulate the waste and reduce the exploitation of natural resources. We sought to review research on the reuse of RAP and indicate its applications in granular layers of paving, observing the values of CBR and expansion of the mixtures. It was concluded that the reuse is possible, however, it is necessary to analyze the mixtures through laboratory tests. Sometimes the addition of a binder such as stone powder and cement, propitiate the use of local soil added to RAP. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2023-06-12T19:18:19Z No. of bitstreams: 1 TCC_II__Eduardo_Camargo_da_Silva.pdf: 582490 bytes, checksum: f7e80bc11dc8665f6f79046167dd32ac (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2023-06-12T19:18:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_II__Eduardo_Camargo_da_Silva.pdf: 582490 bytes, checksum: f7e80bc11dc8665f6f79046167dd32ac (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-12T19:18:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_II__Eduardo_Camargo_da_Silva.pdf: 582490 bytes, checksum: f7e80bc11dc8665f6f79046167dd32ac (MD5) Previous issue date: 2023-05-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Possíveis aplicações do revestimento asfáltico reutilizável (RAP) em camadas granulares do pavimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1390024381595259 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1390024381595259 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Baltar, Marina Leite de Barros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0056340986329931 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lucena, Isabelle Barbosa Evangelista | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2229741107791749 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1836291870194751 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Brasil possui sua matriz de transporte voltada ao meio rodoviário, sendo que, as rodovias pavimentadas possuem na sua maioria revestimento asfáltico, bem como as vias urbanas. Para manter essas vias em condições aceitáveis de trafegabilidade e segurança, são necessárias intervenções regulares de manutenção ou restauração e entre esses processos de reabilitação do revestimento asfáltico, existe o processo de fresagem da capa asfáltica que, consequentemente, gera uma grande quantidade de resíduos que necessitam de um destino. A reciclagem do RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) advindo da restauração de pavimentos flexíveis ocorreu pela necessidade de acumular os rejeitos e reduzir a exploração de recursos naturais. Buscou-se revisar pesquisas sobre o reaproveitamento do RAP e indicar as suas aplicações em camadas granulares da pavimentação, observando os valores de CBR e expansão das misturas. Conclui-se que o aproveitamento é possível, no entanto, faz-se necessário analisar por meio de ensaios laboratoriais as misturas. Por vezes a adição de um aglutinante como pó-de-pedra e cimento, propiciam o uso do solo local adicionado de RAP. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Transportes - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Restauração | pt_BR |
dc.subject.keyword | RAP (reclaimed asphalt pavement) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reciclagem de pavimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Restoration | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | RAP (reclaimed asphalt pavement) | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Pavement recycling | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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