Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaranhão, Kayo Alejhandro Roberto Moraes-
dc.date.accessioned2023-06-14T13:13:25Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-06-14T13:13:25Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Kayo Alejhandro Roberto Moraes. Qual o lugar da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular? 2023. 41 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3105-
dc.description.abstractThis article aims to identify the place of Physical Education (PE) in the National Common Curricular Base (BNCC). This work was characterized as a literature review through research related to the National Common Curricular Base document. a qualitative research was carried out with PE course students, seeking to understand what would be the students' understanding of the BNCC. Thus, we set out to find answers about the place of Physical Education in the Common Base. The results of the literature review indicate that PE is not aligned with the BNCC. The way in which PE is inserted in the BNCC, aimed at meeting skills and abilities, has little to contribute to fundamental changes in human experiences and values, in the search for the appreciation of body cultures that are directed towards human emancipation. Therefore, it is essential to recognize the body as a space of expression, which is re-signified in the face of world understandings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-06-14T11:03:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kayo Alejhandro Roberto Moraes Maranhão.pdf.pdf: 462175 bytes, checksum: 420bc2b362c8d054c2354544cc3f3743 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-06-14T13:13:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kayo Alejhandro Roberto Moraes Maranhão.pdf.pdf: 462175 bytes, checksum: 420bc2b362c8d054c2354544cc3f3743 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-14T13:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kayo Alejhandro Roberto Moraes Maranhão.pdf.pdf: 462175 bytes, checksum: 420bc2b362c8d054c2354544cc3f3743 (MD5) Previous issue date: 2023-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQual o lugar da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Guirra, Frederico Jorge Saad-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012pt_BR
dc.contributor.referee1Guirra, Frederico Jorge Saad-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães Neto, Aníbal Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Carolina Solon da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5927032326118933pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1318640226544518pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo identificar o lugar da Educação Física (EF) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).O presente trabalho foi caracterizado como uma revisão de literatura por meio de pesquisas relacionadas ao documento da Base Nacional Curricular Comum. foi realizada uma pesquisa qualitativa com alunos do curso de EF, buscando o entendimento sobre qual seria a compreensão dos alunos sobre a BNCC. Assim, partimos em busca para dar respostas sobre o lugar da Educação Física na Base Comum, Os resultados da revisão da literatura indicam que a EF não está alinhada com a BNCC. A forma como a EF está inserida na BNCC, voltada para atender competências e habilidades, tem pouco a contribuir para mudanças fundamentais nas vivências e valores humanos, na busca pela valorização das culturas corporais que se direcionam à emancipação humana. Portanto é fundamental que se reconheça o corpo como espaço de expressão, que se ressignifica diante das compreensões do mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keywordBNCCpt_BR
dc.subject.keywordReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subject.keyword2Physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2BNCCpt_BR
dc.subject.keyword2High School Reformpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Kayo Alejhandro Roberto Moraes Maranhão.pdf.pdf451.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.