Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3105
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maranhão, Kayo Alejhandro Roberto Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T13:13:25Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15 | - |
dc.date.available | 2023-06-14T13:13:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-24 | - |
dc.identifier.citation | MARANHÃO, Kayo Alejhandro Roberto Moraes. Qual o lugar da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular? 2023. 41 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3105 | - |
dc.description.abstract | This article aims to identify the place of Physical Education (PE) in the National Common Curricular Base (BNCC). This work was characterized as a literature review through research related to the National Common Curricular Base document. a qualitative research was carried out with PE course students, seeking to understand what would be the students' understanding of the BNCC. Thus, we set out to find answers about the place of Physical Education in the Common Base. The results of the literature review indicate that PE is not aligned with the BNCC. The way in which PE is inserted in the BNCC, aimed at meeting skills and abilities, has little to contribute to fundamental changes in human experiences and values, in the search for the appreciation of body cultures that are directed towards human emancipation. Therefore, it is essential to recognize the body as a space of expression, which is re-signified in the face of world understandings. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-06-14T11:03:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kayo Alejhandro Roberto Moraes Maranhão.pdf.pdf: 462175 bytes, checksum: 420bc2b362c8d054c2354544cc3f3743 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-06-14T13:13:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kayo Alejhandro Roberto Moraes Maranhão.pdf.pdf: 462175 bytes, checksum: 420bc2b362c8d054c2354544cc3f3743 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-14T13:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Kayo Alejhandro Roberto Moraes Maranhão.pdf.pdf: 462175 bytes, checksum: 420bc2b362c8d054c2354544cc3f3743 (MD5) Previous issue date: 2023-05-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Qual o lugar da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular? | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guirra, Frederico Jorge Saad | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1529623142626012 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guirra, Frederico Jorge Saad | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1529623142626012 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Magalhães Neto, Aníbal Monteiro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5023174064373373 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Carolina Solon da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5927032326118933 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1318640226544518 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo identificar o lugar da Educação Física (EF) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).O presente trabalho foi caracterizado como uma revisão de literatura por meio de pesquisas relacionadas ao documento da Base Nacional Curricular Comum. foi realizada uma pesquisa qualitativa com alunos do curso de EF, buscando o entendimento sobre qual seria a compreensão dos alunos sobre a BNCC. Assim, partimos em busca para dar respostas sobre o lugar da Educação Física na Base Comum, Os resultados da revisão da literatura indicam que a EF não está alinhada com a BNCC. A forma como a EF está inserida na BNCC, voltada para atender competências e habilidades, tem pouco a contribuir para mudanças fundamentais nas vivências e valores humanos, na busca pela valorização das culturas corporais que se direcionam à emancipação humana. Portanto é fundamental que se reconheça o corpo como espaço de expressão, que se ressignifica diante das compreensões do mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação Física - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | BNCC | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Physical education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | BNCC | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | High School Reform | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Kayo Alejhandro Roberto Moraes Maranhão.pdf.pdf | 451.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.