Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula Neto, Abel Pereira de-
dc.date.accessioned2023-06-14T13:14:52Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-06-14T13:14:52Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationPAULA NETO, Abel Pereira de. Jogos eletrônicos e Educação Física: uma proposta para o ensino da corrida de orientação. 2023. 43 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3106-
dc.description.abstractIt is undeniable that we are immersed in a digital culture, since digital media are almost indispensable in everyday life, including this in the school context and in physical education through electronic games can be a possibility, but using electronic games as a pedagogical tool is still it is a challenge for many teachers, who appropriate electronic games need to know the tool to apply. Therefore, this exploratory research aims to insert electronic games for mobile phones as a proposal for school physical education and learning about orienteering, for which it was necessary to look for and search for games in the play store and app store app stores to observe, play and analyze, and thus understand the totality and possibility of applications to relate to references about electronic games, and produce hypotheses for the use of electronic games in physical education for teaching orienteering. Three games with learning potential were then described, the orienteering race quiz which consists of a game of questions to learn the elements of the race, the disoriented race which presents itself with a simple theme to understand the objective of the sport and the go orieentering which presents itself as a more complete game approaching all the cognitive aspects of the orienteering race. It is important to emphasize that further research must be carried out to analyze the hypotheses presented here, in addition to serving as a support for teachers to apply electronic games in physical education classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-06-14T11:35:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Abel Pereira de Paula Neto.pdf.pdf: 2998678 bytes, checksum: b663d7b1c04d333a1ba5ee4a6fab2af0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-06-14T13:14:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Abel Pereira de Paula Neto.pdf.pdf: 2998678 bytes, checksum: b663d7b1c04d333a1ba5ee4a6fab2af0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-14T13:14:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Abel Pereira de Paula Neto.pdf.pdf: 2998678 bytes, checksum: b663d7b1c04d333a1ba5ee4a6fab2af0 (MD5) Previous issue date: 2023-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogos eletrônicos e Educação Física: uma proposta para o ensino da corrida de orientaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Magalhães Neto, Aníbal Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães Neto, Aníbal Monteiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Carolina Solon da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5927032326118933pt_BR
dc.contributor.referee3Macedo, Leonardo dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8115153939236532pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717680356517726pt_BR
dc.description.resumoÉ inegável que estamos imersos a uma cultura digital, visto que os meios digitais são quase indispensáveis no dia a dia, incluir isso no contexto escolar e na educação física através dos jogos eletrônicos pode ser uma possibilidade, mas utilizar os jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica ainda é um desafio para muitos professores, quem se apropria dos jogos eletrônicos precisa conhecer a ferramenta para aplicar. Portanto essa pesquisa de cunho exploratório tem como objetivo inserir os jogos eletrônicos para celular como proposta para a educação física escolar e aprendizagem da corrida de orientação, para isso foi preciso procurar e pesquisar os jogos nas lojas de aplicativos play store e app store para observar, jogar e analisar, e assim compreender a totalidade e possibilidade dos aplicativos para relacionar com referências sobre jogos eletrônicos, e produzir hipóteses para utilização dos jogos eletrônicos na educação física para o ensino da corrida de orientação. Foram então descrito três jogos com potencial de aprendizagem, o quiz corrida de orientação que consiste em um jogo de perguntas para aprender os elementos da corrida, a corrida desorientada que se apresenta com uma temática simples para compreender o objetivo do esporte e o go orieentering que se apresenta como um jogo mais completo abordando todos os aspectos cognitivos da corrida de orientação. É importante ressaltar que novas pesquisas devem ser realizadas para analisar as hipóteses aqui colocadas, além de servir de suporte para professores aplicarem os jogos eletrônicos nas aulas de educação física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordeducação físicapt_BR
dc.subject.keywordcorrida de orientaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Electronic gamespt_BR
dc.subject.keyword2physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2orienteering racept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Abel Pereira de Paula Neto.pdf.pdf2.93 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.