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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3153
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atualização, educação permanente e continuada da enfermagem em tempo de pandemia do Covid-19 |
Autor(es): | Pereira, Michely Raquel Dias |
Orientador(a): | Santos, Thyego Mychell Moreira |
Membro da Banca: | Santos, Thyego Mychell Moreira |
Membro da Banca: | Ferreira, Adriano Borges |
Membro da Banca: | Campos, Leonara Raddai Gunther de |
Resumo : | A pandemia do COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, teve início em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China. O vírus rapidamente se espalhou para diferentes países, resultando em uma crise de saúde global sem precedentes. O SARS-CoV-2 pertence à família dos coronavírus, que também inclui outros vírus como o SARS-CoV e o MERS-CoV, de modo que sua forma de transmissão ocorre principalmente através do contato próximo com uma pessoa infectada ou pelo contato com superfícies contaminadas. A pandemia do COVID-19 teve um impacto significativo na saúde pública, na economia global e na sociedade como um todo. Milhões de pessoas foram infectadas em todo o mundo e muitas perderam suas vidas devido às complicações causadas pela doença. Os sistemas de saúde enfrentaram desafios sem precedentes, com falta de leitos hospitalares, equipamentos de proteção individual e ventiladores para tratar os pacientes. Assim, a pandemia de COVID-19 teve várias consequências significativas para o sistema de saúde em todo o mundo, entre elas foram observadas a sobrecarga dos sistemas de saúde, escassez de recursos humano e material, interrupção de serviços de saúde, impacto na força de trabalho da saúde, aumento dos custos de saúde e desigualdade no acesso aos cuidados de saúde. Em resposta a essas consequências, os sistemas de saúde implementaram várias medidas para enfrentar os desafios apresentados pela pandemia, o que incluiu principalmente neste processo a capacitação dos profissionais de saúde. Diante desse cenário, percebeu-se que muitos profissionais se encontravam despreparados para lidar com a doença, não sabendo como agir ou cuidar em contextos caóticos, ressaltando a necessidade da promoção de uma educação permanente e continuada para esse público. Nesse sentido, este trabalho tem como principal objetivo apontar a enfermagem e seus contextos de inserção, tendo como foco a importância da educação permanente e continuada para os profissionais, considerando a pandemia da covid-19. |
Resumo em lingua estrangeira: | The COVID-19 pandemic, caused by the SARS-CoV-2 coronavirus, began in December 2019 in the city of Wuhan, China. The virus quickly spread to different countries, resulting in an unprecedented global health crisis. SARS-CoV-2 belongs to the coronavirus family, which also includes other viruses such as SARS-CoV and MERS-CoV, so its form of transmission occurs mainly through close contact with an infected person or through contact with surfaces contaminated. The COVID-19 pandemic has had a significant impact on public health, the global economy and society at large. Millions of people have been infected all over the world, and many have lost their lives due to the complications caused by the disease. Health systems faced unprecedented challenges, with a shortage of hospital beds, personal protective equipment and ventilators to treat patients. Thus, the COVID-19 pandemic had several significant consequences for the health system around the world, among them were observed the overload of health systems, shortage of human and material resources, interruption of health services, impact on the workforce health work, rising health costs and inequality in access to health care. In response to these consequences, health systems have implemented various measures to face the challenges presented by the pandemic, which mainly included training health professionals in this process. Given this scenario, it was noticed that many professionals were unprepared to deal with the disease, not knowing how to act or care in chaotic contexts, highlighting the need to promote permanent and continuing education for this public. In this sense, the main objective of this work is to point out nursing and its insertion contexts, focusing on the importance of permanent and continuing education for professionals, considering the covid-19 pandemic. |
Palavra-chave: | Pandemia Covid-19 educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Pandemic Covid-19 education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Enfermagem - CUA |
Referência: | PEREIRA, Michely Raquel Dias. Atualização, educação permanente e continuada da enfermagem em tempo de pandemia do Covid-19. 2023. 28 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3153 |
Data defesa documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Enfermagem - Araguaia |
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