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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3154
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta de utilização do urbanismo tático como ferramenta para promover a mobilidade ativa no municipio de Cuiabá-MT |
Autor(es): | Souza, Manoel Jose Alves de |
Orientador(a): | Bender, Juliane Erika Cavalcante |
Membro da Banca: | Bender, Juliane Érika Cavalcante |
Membro da Banca: | Brigante, Cinthia Serenotti |
Membro da Banca: | Brondani, Chaveli |
Resumo : | Com o crescimento espraiado e desorganizado da maioria das cidades brasileiras, há a necessidade de locomoção todos os dias, seja para lazer ou trabalho, e desse modo as pessoas escolheram os veículos privados como seu principal meio de transporte, gerando assim a necessidade dos municípios investirem cada vez mais em espaços públicos destinados para os carros. Contudo, nos últimos anos se há um movimento para requalificar os espaços públicos e devolver esse lugar para a circulação de pedestres e pessoas com bicicleta, dessa maneira o Urbanismo Tático vem sendo uma importante ferramenta para promover a mobilidade ativa nas cidades. Urbanismo tático é um conjunto de ações que têm a finalidade de democratizar o direito à cidade. As intervenções urbanas criadas são, no geral, de pequena e média escalas, além de terem a vantagem de possuir um baixo custo e permitir a sua implantação temporária, fato esse que permite com que o projeto seja testado antes de ser implantado. Desse modo, seguindo exemplos aplicados no Brasil e no Mundo, o presente trabalho propõe uma intervenção de Urbanismo Tático como ferramenta para promover a mobilidade ativa no centro do município de Cuiabá. De forma complementar, foi realizada uma pesquisa que constatou os problemas de má iluminação, segurança, acessibilidade e conforto dos pedestres. Após esse diagnóstico, foi simulada a ação de Urbanismo Tático no software PTV Vissim, onde se constatou o ganho de 0,17 m/s na velocidade dos pedestres e um aumento médio de 13% na densidade de pedestres, já com os veículos foi possível verificar um aumento médio de 5% na fila e um aumento médio de 34% (10 segundos) no tempo de atraso dos veículos. Desse modo pode-se concluir que o Urbanismo Tático é uma ferramenta de incentivo a mobilidade ativa, porém ele deve ser aplicado em conjuntos com outras ações. |
Resumo em lingua estrangeira: | With the sprawling and disorganized growth of most Brazilian cities, there is a need to get around every day, whether for leisure or work, and thus people have chosen private vehicles as their main means of transportation, thus generating the need for municipalities to invest increasingly in public spaces for cars. However, in recent years there has been a movement to reclassify public spaces and return them to pedestrian and bicycle circulation, and Tactical Urbanism has become an important tool to promote active mobility in cities. Tactical Urbanism is a set of actions that aim to democratize the right to the city. The urban interventions created are, in general, of small and medium scale, and have the advantage of low cost and temporary implementation, allowing the project to be tested before being implemented. Thus, following examples applied in Brazil and in the world, the present work proposes an intervention of Tactical Urbanism as a tool to promote active mobility in the center of Cuiabá. In a complementary way, a survey was conducted to verify the problems of poor lighting, safety, accessibility and pedestrian comfort. After this diagnosis, the Tactical Urbanism action was simulated in the PTV Vissim software, where it was found a gain of 0.17 m/s in pedestrian speed and an average increase of 13% in pedestrian density. With the vehicles it was possible to verify an average increase of 5% in the queue and an average increase of 34% (10 seconds) in the vehicle delay time. Thus, it can be concluded that Tactical Urbanism is a tool to encourage active mobility, but it must be applied in conjunction with other actions. |
Palavra-chave: | Trânsito urbano Ambiente urbano Planeamento urbano Educação urbana |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Urban traffic Urban environment Urban planning Urban education |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUVG - Várzea Grande |
Departamento: | Instituto de Engenharia – Várzea Grande |
Programa: | Engenharia de Transportes - CUVG |
Referência: | SOUZA, Manoel Jose Alves de. Proposta de utilização do urbanismo tático como ferramenta para promover a mobilidade ativa no município de Cuiabá-MT. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Engenharia, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3154 |
Data defesa documento: | 29-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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