Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Matheus Ricardo Rabelo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T15:10:18Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27 | - |
dc.date.available | 2023-07-03T15:10:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Matheus Ricardo Rabelo de. Zumbi dos Palmares no livro didático de história: possibilidades de pesquisa. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3173 | - |
dc.description.abstract | The increase in research on textbooks from the end of the 20th century is remarkable. Starting from new theoretical contributions proposed by the field of Cultural History, the textbook starts to be understood under new perspectives, proposing to go beyond an ideological critique. Seeking to understand the implications of Law 10639/03, which establishes the inclusion of the teaching of African History and Afro-Brazilian culture in textbooks, the objective of this work is to contribute to this field of research by carrying out a historiographical balance about the black people in the textbook, together with a proposal to analyze the image of Zumbi dos Palmares in the textbook, having as main reference the analytical model formulated by JornRusen. The specific objectives were: 1) to introduce discussions about the field of investigation in textbooks and their new evaluation criteria; 2) present the historiographical debate about Zumbi and Quilombo dos Palmares; 3) present a brief historiographical balance on the issue of black people in textbooks along with a research proposal on the image of Zumbi dos Palmares in the textbook. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-23T13:16:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Matheus Ricardo Rabelo de Jesus.pdf: 481114 bytes, checksum: af5aeaef0fe764f8e399f142860d0d75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-07-03T15:10:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Matheus Ricardo Rabelo de Jesus.pdf: 481114 bytes, checksum: af5aeaef0fe764f8e399f142860d0d75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-03T15:10:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Matheus Ricardo Rabelo de Jesus.pdf: 481114 bytes, checksum: af5aeaef0fe764f8e399f142860d0d75 (MD5) Previous issue date: 2022-07-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Zumbi dos Palmares no livro didático de história : possibilidades de pesquisa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues Júnior, Osvaldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues Júnior, Osvaldo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 | pt_BR |
dc.description.resumo | É notável o aumento de pesquisas sobre os livros didáticos a partir do final do século XX. Partindo de novos aportes teóricos propostos pelo campo da História Cultural, o livro didático passa a ser entendido sob novos olhares, propondo ir além de uma crítica ideológica. Buscando entender as implicações da Lei 10639/03 que estabelece a inclusão do ensino de História da África e cultura afro-brasileira nos livros didáticos, o objetivo deste trabalho é contribuir com esse campo de pesquisa ao realizar um balanço historiográfico sobre o negro no livro didático juntamente com uma proposta de análise da imagem de Zumbi dos Palmares no livro didático, tendo como referencia principal o modelo analítico formulado por JornRusen. Os objetivos específicos foram: 1) introduzir as discussões sobre o campo de investigação em livros didáticos e seus novos critérios de avaliação; 2) apresentar o debate historiográfico sobre Zumbi e o Quilombo dos Palmares; 3) apresentar um breve balanço historiográfico sobre a questão do negro nos livros didáticos juntamente com uma proposta de pesquisa sobre a imagem de Zumbi dos Palmares no livro didático. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Historiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Zumbi dos Palmares | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching history | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History textbooks | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Historiography | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Zumbi dos Palmares | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Matheus Ricardo Rabelo de Jesus.pdf | 469.84 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.