Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Matheus Ricardo Rabelo de-
dc.date.accessioned2023-07-03T15:10:18Z-
dc.date.available2022-07-27-
dc.date.available2023-07-03T15:10:18Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.citationJESUS, Matheus Ricardo Rabelo de. Zumbi dos Palmares no livro didático de história: possibilidades de pesquisa. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3173-
dc.description.abstractThe increase in research on textbooks from the end of the 20th century is remarkable. Starting from new theoretical contributions proposed by the field of Cultural History, the textbook starts to be understood under new perspectives, proposing to go beyond an ideological critique. Seeking to understand the implications of Law 10639/03, which establishes the inclusion of the teaching of African History and Afro-Brazilian culture in textbooks, the objective of this work is to contribute to this field of research by carrying out a historiographical balance about the black people in the textbook, together with a proposal to analyze the image of Zumbi dos Palmares in the textbook, having as main reference the analytical model formulated by JornRusen. The specific objectives were: 1) to introduce discussions about the field of investigation in textbooks and their new evaluation criteria; 2) present the historiographical debate about Zumbi and Quilombo dos Palmares; 3) present a brief historiographical balance on the issue of black people in textbooks along with a research proposal on the image of Zumbi dos Palmares in the textbook.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-23T13:16:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Matheus Ricardo Rabelo de Jesus.pdf: 481114 bytes, checksum: af5aeaef0fe764f8e399f142860d0d75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-07-03T15:10:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Matheus Ricardo Rabelo de Jesus.pdf: 481114 bytes, checksum: af5aeaef0fe764f8e399f142860d0d75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-03T15:10:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Matheus Ricardo Rabelo de Jesus.pdf: 481114 bytes, checksum: af5aeaef0fe764f8e399f142860d0d75 (MD5) Previous issue date: 2022-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleZumbi dos Palmares no livro didático de história : possibilidades de pesquisapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.description.resumoÉ notável o aumento de pesquisas sobre os livros didáticos a partir do final do século XX. Partindo de novos aportes teóricos propostos pelo campo da História Cultural, o livro didático passa a ser entendido sob novos olhares, propondo ir além de uma crítica ideológica. Buscando entender as implicações da Lei 10639/03 que estabelece a inclusão do ensino de História da África e cultura afro-brasileira nos livros didáticos, o objetivo deste trabalho é contribuir com esse campo de pesquisa ao realizar um balanço historiográfico sobre o negro no livro didático juntamente com uma proposta de análise da imagem de Zumbi dos Palmares no livro didático, tendo como referencia principal o modelo analítico formulado por JornRusen. Os objetivos específicos foram: 1) introduzir as discussões sobre o campo de investigação em livros didáticos e seus novos critérios de avaliação; 2) apresentar o debate historiográfico sobre Zumbi e o Quilombo dos Palmares; 3) apresentar um breve balanço historiográfico sobre a questão do negro nos livros didáticos juntamente com uma proposta de pesquisa sobre a imagem de Zumbi dos Palmares no livro didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticos de históriapt_BR
dc.subject.keywordHistoriografiapt_BR
dc.subject.keywordZumbi dos Palmarespt_BR
dc.subject.keyword2Teaching historypt_BR
dc.subject.keyword2History textbookspt_BR
dc.subject.keyword2Historiographypt_BR
dc.subject.keyword2Zumbi dos Palmarespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Matheus Ricardo Rabelo de Jesus.pdf469.84 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.