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http://bdm.ufmt.br/handle/1/323
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepção das adolescentes acerca do cumprimento da medida socioeducativa de internação e medida cautelar |
Autor(es): | Ferreira, Melissa Lins da Silva |
Orientador(a): | Aguiar, Einstein Lemos de |
Membro da Banca: | Aguiar, Einstein Lemos de |
Membro da Banca: | Oliveira, Sonia Cristina de |
Membro da Banca: | Castro, Clarindo Alves de |
Resumo : | O desenvolvimento humano é constituído por uma sequência complexa de períodos permeados por transformações das características biológicas e psicológicas dos indivíduos, bem como resultante de um processo construído socialmente. Ao período caracterizado por mudanças e crises, chamamos de adolescência, que é sem dúvida uma fase turbulenta. Esta etapa configura-se pela vivência de interações recíprocas com o meio e com as pessoas, bem como pela influência dos processos e contextos vivenciados durante o ciclo de vida. Também é um período que faz exigências específicas à estrutura psíquica. E que quando há prejuízos no desenvolvimento socioemocional desse adolescente, uma das possíveis consequências é o enveredar-se para o envolvimento em atos infracionais. Nessa direção, considera-se importante o reconhecimento da realidade destes adolescentes que por motivos afins, praticaram atos infracionais e como responsabilização de seus atos, lhes foram aplicadas a medida socioeducativa de internação. Dessa forma, o objetivo geral da monografia foi descrever as percepções que as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado do Estado de Mato Grosso, seja a de internação ou internação provisória, possuem acerca da função que estas medidas exercem para si. Foram participantes, 7 (sete) adolescentes já internas no Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Provisória e Internação Feminina localizada na capital do Estado de Mato Grosso. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa sob o enfoque do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), na qual se obteve as respostas dos entrevistados para construção de uma síntese do pensamento coletivo encadeado. Observou-se que as adolescentes percebem a medida socioeducativa com um caráter meramente sancionatório, que funciona como resposta do Estado ao ato infracional cometido, numa tentativa de inibir a reincidência, reeducá-las para um melhor convívio em sociedade. Os dados encontrados convidam para a discussão acerca da proposta pedagógica e da atuação profissional daqueles que laboram no sistema socioeducativo para que possamos realmente exerce um papel de socioeducar, possibilitando a conscientização das adolescentes enquanto sujeitos de direitos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The human development is constituted by a complex sequence of periods permeated by transformations of the biological and psychological characteristics of individuals, as well as resulting from a socially constructed process. In the period characterized by changes and crises, we call it adolescence, which is undoubtedly a turbulent phase. This stage is shaped by the existence of reciprocal interactions with the environment and with people, as well as by the influence from the processes and contexts experienced during the life cycle. It is also a period that makes specific demands on the psychic structure. And that when there are losses in the socialemotional development of this adolescent, one of the possible consequences is the one turning to the implication in infractions acts. In this direction, it is considered important to recognize the reality of these adolescents who for similar reasons, committed infractions and how to take responsibility for their actions, were applied to the socio-educational measure of hospitalization. Thus, the objective of the monograph was to describe the perceptions that the adolescents in compliance with a socioeducational measure in a closed environment of the State of Mato Grosso, whether of internment or provisional internment, have about the function that these measures exert for themselves. Were participants, 7 (seven) adolescents already in the Center for Socio-educational Assistance of Provisional Internment and Female Internment located in the capital of the State of Mato Grosso. The methodological approach of the qualitative research was used under the approach of the Discourse of the Collective Subject (DSC), in which the Interviewed answers were obtained to construct a synthesis of the chained collective thought. It was observed that adolescents perceive the socio-educational measure with a merely sanctioning character, which functions as a response of the State to the committed infraction, in an attempt to inhibit recidivism, re-educate them for a better society. The data found invite us to the discussion about the pedagogical proposal and the professional performance of those who work in the socio-educational system so that we can really play a role of socioeducation, making adolescents aware as subjects of rights. |
Palavra-chave: | Adolescentes em conflito com a lei Estatuto da criança e do adolescente Percepção da medida socioeducativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Adolescents in conflict with the law Statute of the child and adolescent. Perception from the socio-educational measure |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos - CUC |
Referência: | FERREIRA, Melissa Lins da Silva. Percepção das adolescentes acerca do cumprimento da medida socioeducativa de internação e medida cautelar. 2017. 70 f. TCC (Especialização em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/323 |
Data defesa documento: | 13-Mar-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos |
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