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dc.creatorFarias, Rhuan Gabriel Cezário-
dc.date.accessioned2023-07-07T20:12:05Z-
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-07-07T20:12:05Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationFARIAS, Rhuan Gabriel Cezário. Transposição didática de método de tratamento de água residuária com carvão ativado para separação de estradiol. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3244-
dc.description.abstractThis work aims to carry out a didactic transposition, for teaching Chemistry, as a proposal for a didactic sequence that involves Carbo activatus, as an adsorption method, providing removal of endocrine disruptors - the female hormones 17β-estradiol and 17α-ethinylestradiol, present in wastewater. The detection of endocrine disruptors has become increasingly evident in research related to water, increasing the interest in knowing the effects of these substances on living organisms and ways to perform their treatment in the environment. Current studies related to disruptors show their presence in an aqueous medium, and already consider the possibility, even in small amounts, of interfering with both the health of aquatic and human fauna. Therefore, the process of didactic transposition considers the possibility of scientific knowledge being problematized in taught knowledge, based on research methods and techniques and analytical technical data. The data for the construction of the proposal for an alternative didactic sequence for Science/Chemistry studies regarding the treatment of these effluents in advance were established in 2017.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-07-07T18:26:07Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_RHUAN GABRIEL CEZÁRIO FARIAS.pdf: 1629614 bytes, checksum: e8a30b7908ac9d8cfb8046249e3280ec (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-07T20:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_RHUAN GABRIEL CEZÁRIO FARIAS.pdf: 1629614 bytes, checksum: e8a30b7908ac9d8cfb8046249e3280ec (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransposição didática de método de tratamento de água residuária com carvão ativado para separação de estradiolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Viviane Francisca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7681885272873587pt_BR
dc.contributor.referee3Dresch, Mauro André-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942186839683929pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visou realizar uma transposição didática, para ensino de Química, como proposta de sequência didática que envolve o Carbo activatus, como método de adsorção, proporcionado remoção de disruptores endócrinos - os hormônios femininos 17β-estradiol e 17α- etinilestradiol, presentes em águas residuárias. A detecção de disruptores endócrinos tem se tornado cada vez mais evidente em pesquisas relacionadas à água, aumentando o interesse em conhecer os efeitos destas substâncias em organismos vivos e a modos de realizar o tratamento destes no meio. Os estudos atuais relacionados aos disruptores mostram a presença destes em meio aquoso, e já cogitam a possibilidade, mesmo que em pequenas quantidades, interferirem tanto na saúde da fauna aquática quanto na humana. Sendo assim, o processo de transposição didática considera a possibilidade do saber científico ser problematizado em saber ensinado, tomando-se por base métodos e técnicas de pesquisa e dados técnicos analíticos. Os dados para construção da proposta de sequência didática alternativa para os estudos de Ciências/Química quanto ao tratamento destes efluentes, foram previamente, estabelecidos no ano de 2017.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordTransposição didáticapt_BR
dc.subject.keywordAdsorçãopt_BR
dc.subject.keywordCarvão Ativadopt_BR
dc.subject.keyword2Didactic transpositionpt_BR
dc.subject.keyword2Adsorptionpt_BR
dc.subject.keyword2Activated charcoalpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

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