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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Elton Marcelino de-
dc.date.accessioned2023-07-10T21:46:55Z-
dc.date.available2023-07-03-
dc.date.available2023-07-10T21:46:55Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationLIMA, Elton Marcelino de. Uma ferramenta para estimativa de movimentos a partir de vídeos. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Engenharia, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3263-
dc.description.abstractThe objective of this work is to perform, using computer vision, the estimation of human motion, which consists of the process of identifying the movements of people through data inputs such as videos, using the model of Convolutional Neural Networks (CNNs), which are computational models inspired by the human brain. For this, the OpenPose was chosen as the tool, given that its architecture is based on CNNs. It identifies joints and connections between key points of the body, generating representations in the form of 2D or 3D skeletons. OpenPose is an open-source tool that has an active community of developers and has been applied in human motion analysis, gesture recognition, and human-computer interaction. The utilized database consisted of videos collected from YouTube, allowing an analysis of head movements in different contexts. The proposed method combines OpenPose with a code layer to automate the animation of character bust. Processing the data using OpenPose enabled the creation of realistic automatic animations, demonstrating its effectiveness and robustness in detecting key points, even under challenging conditions. Although there are limitations in animating the entire body, OpenPose and the code layer have proven to be useful in digital animation, with potential for applications in various contexts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2023-07-10T21:46:22Z No. of bitstreams: 1 TCC Elton Marcelino de Lima.pdf: 5307787 bytes, checksum: 985c93665a201e368cff054366782b72 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2023-07-10T21:46:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Elton Marcelino de Lima.pdf: 5307787 bytes, checksum: 985c93665a201e368cff054366782b72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T21:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Elton Marcelino de Lima.pdf: 5307787 bytes, checksum: 985c93665a201e368cff054366782b72 (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma ferramenta para estimativa de movimentos a partir de vídeospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Diogo Henrique Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941421723739379pt_BR
dc.contributor.referee3Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5907977424342896pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é realizar, a partir da visão computacional, a estimativa de movimento humano, que consiste no processo de identificar os movimentos de pessoas através de entrada de dados como vídeos, utilizando-se o modelo de redes neurais convolucionais (CNNs - Convolutional Neural Networks), que são modelos computacionais inspirados no cérebro humano. Para isso, o OpenPose foi a ferramenta escolhida, já que sua arquitetura é baseada em CNNs. Ele identifica articulações e conexões entre os pontos-chave do corpo, gerando representações em forma de esqueleto 2D ou 3D. OpenPose é uma ferramenta de código aberto que possui uma comunidade ativa de desenvolvedores e tem sido aplicado em análise de movimento humano, reconhecimento de gestos e interação humano-computador. A base de dados utilizada foram vídeos coletados do YouTube, permitindo uma análise de movimentos da cabeça em diferentes contextos. O método proposto combina o OpenPose com uma camada de código para automatizar a animação do busto de personagens. O processamento dos dados usando o OpenPose permitiu a criação de animações automáticas realistas, demonstrando sua eficácia e robustez na detecção de pontos-chave, mesmo em condições desafiadoras. Embora haja limitações na animação do corpo inteiro, o OpenPose e a camada de código mostraram-se úteis na animação digital, com potencial para aplicações em vários contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordEstimativa de movimento humanopt_BR
dc.subject.keywordRedes neurais convolucionais (CNNs)pt_BR
dc.subject.keywordOpenPosept_BR
dc.subject.keywordDetecção de pontos chavespt_BR
dc.subject.keywordAnimação automáticapt_BR
dc.subject.keyword2Estimation of human motionpt_BR
dc.subject.keyword2Convolutional Neural Networks (CNNs)pt_BR
dc.subject.keyword2OpenPosept_BR
dc.subject.keyword2Key point detectionpt_BR
dc.subject.keyword2Automatic animationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

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