Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Igor Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T14:53:54Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06 | - |
dc.date.available | 2023-07-18T14:53:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-19 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Igor Matos de. Crítica e análise fílmica: perspectivas no formato audiovisual. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3292 | - |
dc.description.abstract | Film criticism and film analysis are understood as ways of writing about cinema and films. Both, throughout history, waged a dispute among themselves that discusses, among other things, what are the functions of the analyst and the critic. In this way, we will investigate the trajectory of the conflict, considering the publication of two texts as a decisive milestone: the first written by an analyst and the second by a critic. In addition to comparing the two sides of the dispute, we will bring the discussion to the audiovisual field and see how criticism and analysis fare in this format. The review will be contemplated by a YouTube video by Brazilian critic Isabela Boscov, and the analysis will be in charge of a video essay of an episode of the series A ótica do cinema (2021), on Netflix. At this point, we hope to observe, in addition to the textual differences previously noted, visual and methodological antagonisms between one and the other, observable only in the audiovisual format. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-18T14:53:54Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Igor Matos de Almeida.pdf: 3723036 bytes, checksum: 7c17293ef14323dc601282c153f96782 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-18T14:53:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Igor Matos de Almeida.pdf: 3723036 bytes, checksum: 7c17293ef14323dc601282c153f96782 (MD5) Previous issue date: 2023-05-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Crítica e análise fílmica : perspectivas no formato audiovisual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Esteves, Leonardo Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5298571704590077 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Esteves, Leonardo Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5298571704590077 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dall'Bello, Denize | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2819937320617981 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Araújo, Caroline de Oliveira Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3057472830770627 | pt_BR |
dc.description.resumo | A crítica de cinema e a análise fílmica são compreendidas como formas de se escrever sobre o cinema e sobre os filmes. Ambas, ao longo da história, travaram entre si uma contenda que discute, entre outras coisas, quais são as funções do analista e do crítico. Desse modo, iremos averiguar a trajetória do conflito, considerando como marco decisivo a publicação de dois textos: o primeiro escrito por um analista e o segundo oriundo de um crítico. Além de comparar os dois lados da rusga, traremos a discussão para o âmbito do audiovisual e veremos como crítica e análise se saem nesse formato. A crítica será contemplada por um vídeo no Youtube da crítica brasileira Isabela Boscov, e a análise estará a cargo de um vídeo-ensaio de um episódio da série A ótica do cinema (2021), da Netflix. Nesse momento, esperamos observar, além das diferenças textuais conferidas anteriormente, antagonismos visuais e metodológicos entre uma e outra, observáveis tão somente no formato audiovisual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Cinema e Audiovisual - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica de cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos de cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vídeo-ensaio | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Film criticism | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Film studies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Film analysis | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Video essay | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Cinema e Audiovisual |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Igor Matos de Almeida.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.