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dc.creatorSilva, Maciel Sulzbacher da-
dc.date.accessioned2023-08-02T18:02:10Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2023-08-02T18:02:10Z-
dc.date.issued2021-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, Maciel Sulzbacher da. Modelagem do Paradoxo da Queda Livre: uma análise de mudança conceitual. 2020. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3321-
dc.description.abstractThe work was developed around the experiment and phenomenon called “Paradox of the Free Fall”, in which the end of a inclined plane, fixed and articulated to a base by a hinge, falls in a shorter or longer time interval than a ball in a same height. In Free Fall model, two objects fall of the same height in the same time interval, so this model is not able to explain the Paradox. So, this work was divided in two stages: the first aimed to present the theoretical model for the Paradox of the Free-fall phenomenon and test it empirically through experiment, discussing the modeling process and verifying the model based on Mario Bunge's scientific modeling theory. The analysis of the experiment was performed using the video analysis program Tracker. The second stage aimed to apply a sequence of activities, developed for Emergency Remote Teaching, which uses the experiment “Paradox of the Free Fall”, together with the class of Mechanics at the Federal University of Mato Grosso of the Degree course Natural Sciences and Mathematics - Physics, with the purpose of broadening students’ conceptions about falling objects under the action of gravity. The answers of participating students to the questions proposed were categorized and analyzed according to the method of categorical content analysis based on the Conceptual Change theory. In the first stage, the analyzes of the “Paradox of the Free Fall” experiment showed that the theoretical model developed for the phenomenon is consistent with the empirical results, so it was corroborated. In the second stage of the work, it was verified that the sequence of activities developed was able to highlight the previous conceptions of the participating students about the Free Fall model and falling objects in general, in addition to presenting same new phenomena of falling under the action of gravity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-07-31T18:30:16Z No. of bitstreams: 1 TCC_2020_MACIEL SULZBACHER DA SILVA.pdf: 4249165 bytes, checksum: cddce364be9b35cb49a8d3413ad7efd5 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-02T18:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2020_MACIEL SULZBACHER DA SILVA.pdf: 4249165 bytes, checksum: cddce364be9b35cb49a8d3413ad7efd5 (MD5) Previous issue date: 2021-02-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem do Paradoxo da Queda Livre : uma análise de mudança conceitualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Heidemann, Leonardo Albuquerque-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4004455597671449pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Fabiano César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147102563474596pt_BR
dc.contributor.referee3Valentim, Alexandra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9059911575792872pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9143742249170201pt_BR
dc.description.resumoO trabalho foi desenvolvido em torno do experimento e fenômeno denominados “Paradoxo da Queda Livre”, no qual a extremidade de um plano inclinado, fixo e articulado a uma base por uma dobradiça, cai em um intervalo de tempo menor, igual ou maior do que uma bolinha solta da mesma altura. No modelo de Queda Livre, dois objetos soltos da mesma altura caem no mesmo intervalo de tempo, portanto este modelo não é capaz de explicar o Paradoxo. Assim este trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira objetivou apresentar o modelo teórico para o fenômeno do Paradoxo da Queda Livre e testá-lo empiricamente por meio de experimento, discutindo o processo de modelagem e verificação do modelo com base na teoria de modelagem científica de Mario Bunge. A análise do experimento foi realizada por meio do programa de vídeo-análise Tracker. A segunda etapa teve como objetivo aplicar uma sequência de atividades, desenvolvida para o Ensino Remoto Emergencial, que utiliza o experimento “Paradoxo da Queda Livre”, junto a uma turma da disciplina de Mecânica da Universidade Federal de Mato Grosso do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Física, com a finalidade de ampliar as concepções dos alunos sobre queda de objetos sob ação da gravidade. As respostas dos alunos participantes às questões propostas na sequência foram categorizadas e analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo categorial com base na teoria de Mudança Conceitual. Na primeira etapa, as análises do experimento “Paradoxo da Queda Livre” mostraram que o modelo teórico desenvolvido para o fenômeno é coerente com os resultados empíricos, logo ele foi corroborado. Na segunda etapa do trabalho foi verificado que a sequência de atividades desenvolvida foi capaz de evidenciar as concepções prévias dos alunos participantes sobre o modelo de Queda Livre e queda de objetos em geral, além de apresentar para os mesmos novos fenômenos de queda sob ação da gravidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordModelo teóricopt_BR
dc.subject.keywordTeste empíricopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Física - Experimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordSequência de Atividadespt_BR
dc.subject.keyword2Theoretical modelpt_BR
dc.subject.keyword2Empirical testpt_BR
dc.subject.keyword2Physics teaching - Experimentationpt_BR
dc.subject.keyword2Sequence of activitiespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

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