Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Midiã Perez | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T18:07:26Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18 | - |
dc.date.available | 2023-08-02T18:07:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Midiã Perez. Sequência Didática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o estudo de conceitos de Astronomia e Cosmologia. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3322 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to present a proposal of Didactic Sequence on Astronomy and Cosmology for children from 9 to 13 years. The importance of inserting a scientific education to students from the early years of elementary school, in relation to the concepts of Astronomy and Cosmology, is justified because only in high school are that, often, these concepts are worked. Therefore, students encounter learning difficulties, which can be minimized if, still in elementary school, concepts related to Astronomy and Cosmology are worked. Methodologically, the research is characterized as qualitative, constituting the elaboration of a Didactic Sequence to be developed in the discipline of sciences with elementary school students. It is expected that the search for differentiated manners, such as Didactic Sequences, will contribute to the process of teaching and learning Sciences. It is envisioned that the Didactic Sequence elaborated can provide teachers and future teachers with the development of teaching methods that allow an improvement in the learning of scientific concepts of Natural Sciences and Physics. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-01T18:43:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf: 1117717 bytes, checksum: 5ccc705ec6d7cd08083dbcc254657485 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T18:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf: 1117717 bytes, checksum: 5ccc705ec6d7cd08083dbcc254657485 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T18:06:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf: 1117717 bytes, checksum: 5ccc705ec6d7cd08083dbcc254657485 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-02T18:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf: 1117717 bytes, checksum: 5ccc705ec6d7cd08083dbcc254657485 (MD5) Previous issue date: 2021-10-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência Didática para os anos iniciais do Ensino Fundamental : uma proposta para o estudo de conceitos de Astronomia e Cosmologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Feistel, Roseli Adriana Blümke | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8516673002046226 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Feistel, Roseli Adriana Blümke | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8516673002046226 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guilardi Junior, Felicio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1623424561382368 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pinheiro, Jean Reinildes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4791706939726587 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Sequência Didática sobre Astronomia e Cosmologia para crianças de 9 a 13 anos. A importância de inserir uma educação científica à alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em relação à conceitos de Astronomia e Cosmologia, justifica-se em razão de que somente no Ensino Médio é que, muitas vezes, estes conceitos são trabalhados. Diante disso, os alunos encontram dificuldades de aprendizagem, as quais podem ser minimizadas se, ainda no Ensino Fundamental, forem trabalhados conceitos relativos à Astronomia e Cosmologia. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa constituindo-se na elaboração de uma Sequência Didática para ser desenvolvida na disciplina de Ciências com alunos do Ensino Fundamental. Espera-se que a busca por maneiras diferenciadas, a exemplo de Sequências Didáticas, contribuam para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Vislumbra-se que que a Sequência Didática elaborada possa oportunizar aos professores e futuros professores o desenvolvimento de métodos de ensino que possibilitem uma melhora na aprendizagem de conceitos científicos de Ciências Naturais e Física. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Física - CUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Astronomia - Cosmologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Astronomy - Cosmology | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Scientific Education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Physics Teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Physics Teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic Sequence | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Naturais e Matemática - Física |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.