Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Midiã Perez-
dc.date.accessioned2023-08-02T18:07:26Z-
dc.date.available2021-10-18-
dc.date.available2023-08-02T18:07:26Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Midiã Perez. Sequência Didática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o estudo de conceitos de Astronomia e Cosmologia. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3322-
dc.description.abstractThe present work aims to present a proposal of Didactic Sequence on Astronomy and Cosmology for children from 9 to 13 years. The importance of inserting a scientific education to students from the early years of elementary school, in relation to the concepts of Astronomy and Cosmology, is justified because only in high school are that, often, these concepts are worked. Therefore, students encounter learning difficulties, which can be minimized if, still in elementary school, concepts related to Astronomy and Cosmology are worked. Methodologically, the research is characterized as qualitative, constituting the elaboration of a Didactic Sequence to be developed in the discipline of sciences with elementary school students. It is expected that the search for differentiated manners, such as Didactic Sequences, will contribute to the process of teaching and learning Sciences. It is envisioned that the Didactic Sequence elaborated can provide teachers and future teachers with the development of teaching methods that allow an improvement in the learning of scientific concepts of Natural Sciences and Physics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-01T18:43:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf: 1117717 bytes, checksum: 5ccc705ec6d7cd08083dbcc254657485 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T18:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf: 1117717 bytes, checksum: 5ccc705ec6d7cd08083dbcc254657485 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T18:06:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf: 1117717 bytes, checksum: 5ccc705ec6d7cd08083dbcc254657485 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-02T18:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf: 1117717 bytes, checksum: 5ccc705ec6d7cd08083dbcc254657485 (MD5) Previous issue date: 2021-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência Didática para os anos iniciais do Ensino Fundamental : uma proposta para o estudo de conceitos de Astronomia e Cosmologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.contributor.referee1Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.contributor.referee2Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Sequência Didática sobre Astronomia e Cosmologia para crianças de 9 a 13 anos. A importância de inserir uma educação científica à alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em relação à conceitos de Astronomia e Cosmologia, justifica-se em razão de que somente no Ensino Médio é que, muitas vezes, estes conceitos são trabalhados. Diante disso, os alunos encontram dificuldades de aprendizagem, as quais podem ser minimizadas se, ainda no Ensino Fundamental, forem trabalhados conceitos relativos à Astronomia e Cosmologia. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa constituindo-se na elaboração de uma Sequência Didática para ser desenvolvida na disciplina de Ciências com alunos do Ensino Fundamental. Espera-se que a busca por maneiras diferenciadas, a exemplo de Sequências Didáticas, contribuam para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Vislumbra-se que que a Sequência Didática elaborada possa oportunizar aos professores e futuros professores o desenvolvimento de métodos de ensino que possibilitem uma melhora na aprendizagem de conceitos científicos de Ciências Naturais e Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordAstronomia - Cosmologiapt_BR
dc.subject.keywordEducação Científicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordSequência Didáticapt_BR
dc.subject.keyword2Astronomy - Cosmologypt_BR
dc.subject.keyword2Scientific Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Physics Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Physics Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Didactic Sequencept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_MIDIÃ PEREZ PEREIRA.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.