Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3329
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Censo da Educação Básica: uma análise de dados com Power BI
Autor(es): Vargas, Matheus Vinicius Siqueira
Orientador(a): Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Bezerra, Diogo Henrique Duarte
Membro da Banca: Teixeira, Raoni Florenno da Silva
Resumo : O censo escolar da educação básica é um extenso trabalho de campo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o objetivo de proporcionar uma visão abrangente da educação básica no Brasil. Após a coleta dos dados no terreno, o INEP os compila e disponibiliza na forma de microdados. Este trabalho visa a importação dos microdados do censo escolar no Power BI, utilizando os conceitos de Business Intelligence, Data Warehouse e o processo Extract-Transform-Load (ETL). Para viabilizar a importação dos dados no Power BI, foi realizada a modelagem desses dados, permitindo que a aplicação compreenda as relações entre eles. Posteriormente, após a inclusão dos dados, foram criados relatórios visuais interativos, os quais possibilitam a análise das tendências na educação básica. Esse processo pode, assim, auxiliar na tomada de decisões visando à melhoria do sistema educacional brasileiro.
Resumo em lingua estrangeira: The school census of basic education is an extensive fieldwork carried out by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), with the goal of providing a comprehensive overview of basic education in Brazil. After collecting data in the field, INEP compiles and makes the raw data available in the form of microdata. This work aims to import the microdata from the school census into Power BI, using concepts of Business Intelligence, Data Warehouse, and the Extract-Transform-Load (ETL) process. To enable data import in Power BI, data modeling was performed, allowing the application to understand how the data is related. Subsequently, after data inclusion, interactive visual reports were created, enabling the analysis of trends in basic education. This process can thus assist in decision-making to enhance the Brazilian education system.
Palavra-chave: Redação técnica
Informação científica
Cursos universitários
Currículo universitário
Estudantes universitários
Ensino superior
Palavra-chave em lingua estrangeira: Technical writing
Scientific information
University courses
University curriculum
University students
University education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Computação - CUVG
Referência: VARGAS, Matheus Vinicius Siqueira.Censo da Educação Básica: uma análise de dados com Power BI. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Engenharia, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3329
Data defesa documento: 15-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Vincius Siqueira Vargas.pdf4.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.