Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3389
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Mapas conceituais como instrumento complementar no ensino-aprendizado da anatomia sistêmica |
Autor(es): | Rodrigues, Isadora Milleny Ribeiro |
Orientador(a): | Ramos, Luana dos Anjos |
Membro da Banca: | Ramos, Luana dos Anjos |
Membro da Banca: | Pereira, Queli Lisiane Castro |
Membro da Banca: | Silva, Ludier Kesser Santos |
Resumo : | A Anatomia Sistêmica (AS) é uma ciência que estuda o corpo humano em sua forma macroscópica e microscópica. Os discentes têm seu primeiro contato com a disciplina logo nos primeiros anos de graduação na área da saúde. Por apresentar uma gama de conteúdos e uma carga horária extensa, entende-se que a metodologia tradicional não é tão eficaz, então é necessário explorar ferramentas que auxiliem os estudantes durante o processo de aprendizado. A metodologia tradicional tem seu foco no professor, nela o aluno é apenas o componente passivo do ensino-aprendizado, isso dificulta a compreensão e retenção de informações, além de não instigar o senso crítico dos discentes. Pensa-se então em metodologias ativas, que tem seu foco no aluno, tornando-o componente ativo do processo de ensino-aprendizado. Um exemplo de metodologia ativa são os Mapas Conceituais (MCs), eles consistem em representações gráficas do conteúdo, que são organizadas de forma hierárquica e ligadas por conectivos e/ou frases de ligação. Os MCs mostram-se úteis para a síntese, construção e transmissão de conteúdo mesmo quando ofertados prontos, uma vez que é possível delimitar o conteúdo e atuar como material de revisão/auxílio. Baseado nisso, objetiva-se, neste trabalho, produzir MCs como material complementar para o estudo de AS. Inicialmente separou-se os conteúdos mais relevantes de AS, sob orientação de uma especialista na área, utilizando livros teóricos e artigos dos últimos 15 anos. Para a produção dos MCs, utilizou-se o software CmapTools®, nele foi possível representar graficamente e hierarquicamente o conteúdo em questão. Ao fim, obteve-se 22 MCs que, apesar de abranger conteúdos extensos, ficaram concisos e de fácil compreensão. Além disso, os MCs produzidos serão ofertados aos alunos como material didático de apoio em forma de livro, que está em processo de elaboração. |
Resumo em lingua estrangeira: | Systemic Anatomy (AS) is a science that studies the human body in its macroscopic and microscopic form. Students have their first contact with the discipline in the first years of graduation in the health area. By presenting a range of contents and an extensive workload, it is understood that the traditional methodology is not as effective, so it is necessary to explore tools that help students during the learning process. The traditional methodology focuses on the teacher, in which the student is just the passive component of teaching-learning, which makes it difficult to understand and retain information, in addition to not instilling the students' critical sense. Therefore, active methodologies are thought of, which focus on the student, making him an active component of the teaching-learning process. An example of an active methodology are the Conceptual Maps (CMs), they consist of graphic representations of the content, which are organized in a hierarchical way and linked by connectives and/or connecting phrases. The CMs prove to be useful for the synthesis, construction and transmission of content even when offered ready-made, since it is possible to delimit the content and act as review/aid material. Based on this, the objective of this work is to produce CMs as complementary material for the study of AS. Initially, the most relevant AS contents were separated, under the guidance of a specialist in the area, using theoretical books and articles from the last 15 years. For the production of the CMs, the CmapTools® software was used, in which it was possible to graphically and hierarchically represent the content in question. In the end, 22 CMs were obtained which, despite covering extensive content, were concise and easy to understand. In addition, the MCs produced will be offered to students as didactic support material in the form of a book, which is in the process of being developed. |
Palavra-chave: | anatomia sistêmica ensino-aprendizado metodologias ativas mapas conceituais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | systemic anatomy teaching-learning active methodology conceptual maps |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Biomedicina - CUA |
Referência: | RODRIGUES, Isadora Milleny Ribeiro. Mapas conceituais como instrumento complementar no ensino-aprendizado da anatomia sistêmica. 2023. 63 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3389 |
Data defesa documento: | 18-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Biomedicina - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Isadora Milleny Ribeiro Rodrigues.pdf.pdf | 6.02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.