Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3391
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os mapas conceituais como ferramenta auxiliar no ensino-aprendizado de anatomia do aparelho locomotor |
Autor(es): | Vitorino, Julia Barbara Silva |
Orientador(a): | Ramos, Luana dos Anjos |
Membro da Banca: | Ramos, Luana dos Anjos |
Membro da Banca: | Campos, Kleber Eduardo de |
Membro da Banca: | Carretta, Daniela Benassi |
Resumo : | A Anatomia Humana (AH) é a ciência que estuda macro e microscopicamente o corpo humano. O aparelho locomotor (AL) é composto por três sistemas: o sistema esquelético, articular e muscular. Possui um conteúdo acadêmico extenso e de difícil assimilação, sendo geralmente exposto no primeiro período da graduação. Trata-se de uma disciplina essencial para os discentes da área da saúde e que serve como base para as disciplinas seguintes. Tradicionalmente, o ensino se concentra no professor, que detém o conteúdo, e cabe aos alunos apenas a função de reproduzi-lo, sem aprender de forma eficaz. Assim, novas metodologias ativas de ensino vêm sendo utilizadas, com o intuito de tornar o processo de ensino-aprendizado uma via de mão dupla. O Mapa Conceitual é uma metodologia ativa, que organiza os principais conceitos de determinado assunto, de uma forma gráfica, auxiliando no aprendizado a longo prazo. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é estudar e produzir mapas conceituais (MCs) como ferramenta complementar no ensino-aprendizado do AL. Foi feito o levantamento de todo o conteúdo que abrange o AL, nos livros didáticos da disciplina e em artigos científicos para aprofundamento. Após sintetizar o conteúdo, os mapas conceituais foram elaborados pelo software CmapTools®, de forma padronizada, e as cores foram escolhidas sem critério específico. Como resultado, foram elaborados treze MCs que apresentam uma visão geral dos principais conceitos do AL. Os MCs têm se mostrado de fato uma ferramenta para integrar o ensino de anatomia, com o curto espaço de tempo para ministrar as aulas, uma vez que os mesmos podem ser disponibilizados prontos. Sendo assim, o material produzido por esse trabalho deve ser organizado e disponibilizado à comunidade acadêmica e profissionais da área da saúde como material didático complementar. |
Resumo em lingua estrangeira: | Human Anatomy (HA) is the science that studies the human body macro and microscopically. The locomotor system (AL) is composed of three systems: the skeletal, joint and muscular systems. It has an extensive academic content that is difficult to assimilate, and is usually exposed in the first period of graduation. It is an essential discipline for students in the health area and serves as a basis for the following disciplines. Traditionally, teaching focuses on the teacher, who owns the content, and it is up to the students only to reproduce it, without learning effectively. Thus, new active teaching methodologies have been used, with the aim of making the teaching-learning process a two-way street. The Conceptual Map is an active methodology, which organizes the main concepts of a given subject, in a graphic way, helping in long-term learning. Thus, the objective of this work is to study and produce conceptual maps (CMs) as a complementary tool in the teaching-learning of LA. A survey was made of all the content that covers the AL, in the discipline's textbooks and in scientific articles for deepening. After synthesizing the content, the conceptual maps were prepared using the CmapTools® software, in a standardized way, and the colors were chosen without specific criteria. As a result, thirteen CMs were prepared that present an overview of the main concepts of LA. The CMs have in fact proved to be a tool to integrate anatomy teaching, with the short time to teach classes, since they can be made available ready-made. Therefore, the material produced by this work should be organized and made available to the academic community and health professionals as complementary didactic material. |
Palavra-chave: | anatomia humana aparelho locomotor ensino-aprendizado metodologias ativas mapas conceituais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | human anatomy locomotor apparatus teaching-learning active methodologies conceptual maps |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Biomedicina - CUA |
Referência: | VITORINO, Julia Barbara Silva. Os mapas conceituais como ferramenta auxiliar no ensino-aprendizado de anatomia do aparelho locomotor. 2023. 49 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3391 |
Data defesa documento: | 19-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Biomedicina - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Julia Barbara Silva Vitorino.pdf.pdf | 4.83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.