Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Alvaci Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-09-01T18:09:34Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2023-09-01T18:09:34Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.citationCRUZ, Alvaci Rodrigues da. Ensino de física e o currículo em escolas de Ensino Médio no município de Sinop/MT, O. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3397-
dc.description.abstractThe present work aims to present the study on physics teaching and the curriculum in public high schools in the municipality of Sinop (MT). For the development of the research was carried out a review in the literature on the curriculum related to the teaching of physics as well as in official documents elaborated by the Ministry of Education, such as the National Curricular Parameters of the Secondary School and National Curricular Guidelines for the High School of Sciences area Of Nature, Mathematics and its Technologies. In addition, there was the elaboration, application and analysis of questionnaires to teachers who work in the field of physics teaching, in the educational field, in public high schools in Sinop (MT), in the year 2016. It was evidenced by the research carried out the importance of using the curriculum in educational planning, however, some physics teachers are unaware of the curriculum of physics worked in schools. In some testimonials, teachers show that there is not much commitment to the physics curriculum, stating that they do not know and / or use the school curriculum as a basis for planning their teaching activities. In addition, among other aspects, they emphasize that the time of physics classes per week is little in view of the knowledge that the student needs to learn.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-16T20:40:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_ALVACI RODRIGUES DA CRUZ.pdf: 607478 bytes, checksum: 3336a14844a4389ea40bd8c4e5d4ebe4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T18:08:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_ALVACI RODRIGUES DA CRUZ.pdf: 607478 bytes, checksum: 3336a14844a4389ea40bd8c4e5d4ebe4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T18:08:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_ALVACI RODRIGUES DA CRUZ.pdf: 607478 bytes, checksum: 3336a14844a4389ea40bd8c4e5d4ebe4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T18:09:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_ALVACI RODRIGUES DA CRUZ.pdf: 607478 bytes, checksum: 3336a14844a4389ea40bd8c4e5d4ebe4 (MD5) Previous issue date: 2017-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de física e o currículo em escolas de Ensino Médio no município de Sinop/MT, Opt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.contributor.referee1Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.contributor.referee3Laier, Simone Simionato dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804958200762621pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre o ensino de Física e o currículo em escolas públicas de Ensino Médio do município de Sinop (MT). Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma revisão na literatura sobre o currículo relacionado ao ensino de Física bem como em documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Além disso, houve a elaboração, aplicação e análise de questionários aos professores que atuam na área de ensino de Física, no âmbito educacional, em escolas públicas de Ensino Médio em Sinop (MT), no ano de 2016. Evidenciou-se com a pesquisa realizada a importância da utilização do currículo no planejamento educacional, contudo,alguns professores de Física desconhecem o currículo de Física trabalhado nas escolas. Em alguns depoimentos, os professores deixam transparecer que não há muito comprometimento em relação ao currículo de Física, afirmando que não conhecem e/ou nem utilizam o currículo da escola como base para planejar as suas atividades docentes. Além disso, dentre outros aspectos, enfatizam que o tempo de aulas de Física por semana é pouco em vista dos conhecimentos que o aluno necessita apreender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Médiopt_BR
dc.subject.keyword2Curriculumpt_BR
dc.subject.keyword2Physics Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2High Schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_ALVACI RODRIGUES DA CRUZ.pdf593.24 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.