Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Roseane Pereira do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-09-01T18:14:23Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2023-09-01T18:14:23Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Roseane Pereira do Nascimento. Dificuldades dos professores em ministrar aulas de Física no Ensino Médio. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3398-
dc.description.abstractThe present research seeks to highlight the difficulties that physics teachers face when they teach their classes in high school. For many teachers the teaching of physics has many difficulties that prevents the development of the process of teaching and learning of students. Initially a bibliographic review was carried out related to the subject and, in the sequence, the elaboration and the development of a questionnaire oriented by questions and aspects that involve the question of the difficulties in working the discipline of physics in high school. The empirical research was aimed at physics teachers who work in high school in five state schools in the municipality of Sinop (MT). Based on the results obtained through the study, most teachers point out that the greatest difficulty they encounter in teaching fhysics in high school is related to the knowledge of the physical concepts associated with the use of mathematical formulas, believing that the learning of these contents is intertwined with the learning of mathematical calculations, which corroborates with the ideas of different authors of the literature. The need to use new pedagogical practices as a way to motivate the learning of physics contents, besides the use of experimental activities, reading and interpretation of texts, development of mathematical calculations and a better qualification of teachers with a view to learning in physics teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-16T21:25:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_ROSEANE PEREIRA DO NASCIMENTO SANTOS.pdf: 632445 bytes, checksum: 336c0c768a3a61d8ef5ce153e13d2c95 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T18:10:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_ROSEANE PEREIRA DO NASCIMENTO SANTOS.pdf: 632445 bytes, checksum: 336c0c768a3a61d8ef5ce153e13d2c95 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T18:11:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_ROSEANE PEREIRA DO NASCIMENTO SANTOS.pdf: 632445 bytes, checksum: 336c0c768a3a61d8ef5ce153e13d2c95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T18:14:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_ROSEANE PEREIRA DO NASCIMENTO SANTOS.pdf: 632445 bytes, checksum: 336c0c768a3a61d8ef5ce153e13d2c95 (MD5) Previous issue date: 2017-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDificuldades dos professores em ministrar aulas de Física no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.contributor.referee1Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.contributor.referee2Botan, Éverton-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500224616031473pt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca evidenciar as dificuldades que os professores de Física enfrentam ao ministrarem suas aulas no Ensino Médio. Para muitos professores o ensino de Física possui muitas dificuldades que impedem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao tema e, na sequência, a elaboração e o desenvolvimento de um questionário orientado por questões e aspectos que envolvem a questão das dificuldades em trabalhar a disciplina de Física no Ensino Médio. A pesquisa empírica teve como público alvo os professores de Física que atuam no Ensino Médio em cinco escolas estaduais do município de Sinop (MT). Com base nos resultados obtidos por meio do estudo realizado, a maioria dos professores apontam que a maior dificuldade que eles encontram para lecionar a disciplina de Física no Ensino Médio está relacionada com o conhecimento dos conceitos físicos associado ao uso de fórmulas matemáticas, ou seja, acreditam que a aprendizagem desses conteúdos está interligada à aprendizagem dos cálculos matemáticos, o que corrobora com ideias de diferentes autores da literatura. Evidencia-se a necessidade do uso de novas práticas pedagógicas como forma de motivar a aprendizagem dos conteúdos de Física, além da utilização de atividades experimentais, leitura e interpretação de textos, desenvolvimento de cálculos matemáticos e uma melhor qualificação dos professores com vistas a uma aprendizagem significativa no ensino de Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Médiopt_BR
dc.subject.keyword2Learning difficultiespt_BR
dc.subject.keyword2Physics Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2High Schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_ROSEANE PEREIRA DO NASCIMENTO SANTOS.pdf617.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.