Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Luana Cintia Trindade da-
dc.date.accessioned2023-09-01T18:17:16Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2023-09-01T18:17:16Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.citationROCHA, Luana Cintia Trindade da. Avaliação da trajetória profissional dos egressos de Física do PIBID da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Sinop. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3399-
dc.description.abstractThe training of teachers in Brazil is permeated by problems ranging from the beginning of graduation to professional performance. The present study had as main objective to evaluate the professional trajectory of the graduates of the Undergraduate Degree in Natural Sciences and Mathematics, with Qualification in Physics of the Federal University of Mato Grosso - Sinop Campus, participants in the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID). For this evaluation, the graduates answered a questionnaire containing questions pertinent to the course and its trajectory after the end of it. As a result of this research, a profile of the professional performance of the chosen public was obtained, in order to relate the participation of the graduates in the PIBID with the teaching career. From the data collected by the questionnaire, it can be concluded that the program is being effective in relation to the contribution of the academic formation, to the recognition of the school environment in a differentiated way of the stage, helps the academic to put into practice important teaching elements such as Persuasion and patience, helps in understanding the reality of basic schooling and the challenges of being a teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-16T22:12:25Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_LUANA CINTIA TRINDADE DA ROCHA.pdf: 1499880 bytes, checksum: 47da2225e509861fd01c5509a2485468 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T18:15:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_LUANA CINTIA TRINDADE DA ROCHA.pdf: 1499880 bytes, checksum: 47da2225e509861fd01c5509a2485468 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T18:16:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_LUANA CINTIA TRINDADE DA ROCHA.pdf: 1499880 bytes, checksum: 47da2225e509861fd01c5509a2485468 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T18:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_LUANA CINTIA TRINDADE DA ROCHA.pdf: 1499880 bytes, checksum: 47da2225e509861fd01c5509a2485468 (MD5) Previous issue date: 2017-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da trajetória profissional dos egressos de Física do PIBID da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Sinoppt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee2Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8732826294371958pt_BR
dc.description.resumoA formação de professores no Brasil é permeada por problemas que vão desde o início da graduação à atuação profissional. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a trajetória profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, com Habilitação em Física da Universidade Federal de Mato Grosso- Campus Sinop, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para essa avaliação, os egressos responderam um questionário contendo perguntas pertinentes ao curso e sua trajetória após o término do mesmo. Como produto desta pesquisa obteve-se um perfil da atuação profissional do publico escolhido, para fins de relacionar a participação dos egressos no PIBID com a carreira docente. A partir dos dados coletados pelo questionário pode-se concluir que o programa está sendo efetivo em relação a contribuição da formação do acadêmico, ao reconhecimento do ambiente escolar de forma diferenciada do estágio, auxilia o acadêmico a por em prática elementos de ensino importantes tais como a persuasão e paciência, ajuda na compreensão da realidade da escola básica e os desafios de ser professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordPIBIDpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes egressospt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.subject.keyword2PIBID;pt_BR
dc.subject.keyword2Graduate studentspt_BR
dc.subject.keyword2Evaluationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_LUANA CINTIA TRINDADE DA ROCHA.pdf1.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.