Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar, Marcos Velério Ferreira-
dc.date.accessioned2023-09-01T18:28:11Z-
dc.date.available2017-11-27-
dc.date.available2023-09-01T18:28:11Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationALENCAR, Marcos Velério Ferreira. Violência nas escolas: uma realidade enfrentada por professores da educação básica do município de Sinop-MT. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3400-
dc.description.abstractViolence is exposed every day in Brazilian house through the available news, and maybe from experiencing so much about the subject we are becoming insensitive people. This characteristic can corroborate for us to see violence as something common in everyday life. Although we know that violence occurs daily we can not abandon an idea of living in a society without violence. A serious consequence of the increase in violence is that this phenomenon has broken off the boundaries of schools, just the one whose principle is to form citizens, gradually its walls are no more boundaries capable of repelling violence. When it comes to school violence it is necessary to point out the individuals who are part of the community; parents, students and teachers. The teacher of basic education is a professional who deals with children and young people, so citizens who don’t have yet criminal majority to be responsible for their criminal acts, this protection that the law provides for the young people can cooperate to a behavior that doesn’t corresponds to the school environment, in this sense, this study aimed to analyze the kinds of violence suffered by public school teachers in the city of Sinop-MT. In order to do this analysis, a questionnaire containing objective and subjective questions was applied to 15 teachers who work in basic education at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA) - Benedito Santana da Silva Freire in the city of Sinop-MT.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-17T17:18:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_MARCOS VELÉRIO FERREIRA ALENCAR.pdf: 298919 bytes, checksum: 6a4b0670fded1879886697a33af5b436 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T18:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_MARCOS VELÉRIO FERREIRA ALENCAR.pdf: 298919 bytes, checksum: 6a4b0670fded1879886697a33af5b436 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T18:27:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_MARCOS VELÉRIO FERREIRA ALENCAR.pdf: 298919 bytes, checksum: 6a4b0670fded1879886697a33af5b436 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T18:28:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_MARCOS VELÉRIO FERREIRA ALENCAR.pdf: 298919 bytes, checksum: 6a4b0670fded1879886697a33af5b436 (MD5) Previous issue date: 2017-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleViolência nas escolas : uma realidade enfrentada por professores da educação básica do município de Sinop-MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, Eberson Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3701989564065584pt_BR
dc.contributor.referee3Malavazi, Mazílio Coronel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120128933200790pt_BR
dc.description.resumoA violência é exposta todos os dias nos lares brasileiros através das mídias disponíveis, talvez de tanto vivenciarmos sobre o tema estamos nos tornando pessoas insensíveis. Esta característica pode corroborar para enxergarmos a violência como algo comum do cotidiano. Por mais que saibamos que a violência ocorre diariamente não podemos abandonar a ideia de viver em uma sociedade sem violência. Uma grave consequência do aumento desta, é que esse fenômeno rompeu as fronteiras das escolas, justamente aquela que tem como princípio formar os cidadãos, aos poucos os seus muros não são mais fronteiras capazes de repelir a violência. Quando se trata de violência escolar é necessário que apontemos os personagens que fazem parte dessa comunidade; pais, alunos e professores. O professor da educação básica é um profissional que lida com crianças e jovens, por tanto cidadãos que ainda não tem maioridade penal para responder pelos seus atos criminalmente, esse amparo que a lei disponibiliza para o jovem pode colaborar para um comportamento que não condiz ao ambiente escolar, neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar os tipos de violência sofridas por professores da rede pública de ensino do município de Sinop-MT. Para fazer esta análise, foi aplicado um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas a 15 professores que atuam na educação básica do Centro de Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) – Benedito Santana da Silva Freire no município de Sinop-MT.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordViolência escolarpt_BR
dc.subject.keywordViolência - Professorpt_BR
dc.subject.keywordEducação Básicapt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.keyword2School violencept_BR
dc.subject.keyword2Violence - Teacherpt_BR
dc.subject.keyword2Basic educationpt_BR
dc.subject.keyword2Youth and Adult Educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_MARCOS VELÉRIO FERREIRA ALENCAR.pdf291.91 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.