Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Colari dos Santos-
dc.date.accessioned2023-09-01T20:31:40Z-
dc.date.available2016-07-20-
dc.date.available2023-09-01T20:31:40Z-
dc.date.issued2016-08-15-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Colari dos Santos. Utilização de experimentação em sala de aula, A: relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3407-
dc.description.abstractThis study aimed to analyse how important is the experimentation in Physics classes at second year of High School of Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino during the afternoon period in Sinop - MT. Were applied different techniques in this study, at optical teaching, one was only theorical and the other one with the use of experimentation in class. After the conclusion of the classes, 31 students who participated in those classes had been asked to fill in a structured questionnaire with nine objective questions and three subjective ones. The survey shows the experimentation in classroom is more importantly, whereas the students demonstrated better understanding than when was used only the theory, and encouraged them to study. Due to lack of time load, the professionals in this area don't perform experimental activities in classroom. While researches show activities with low cost materials, easy of achievement, many teachers don't realize it. Even known that experimentation is important to development of know ledge, however is little used in the classroom. At last, it proposed to relate the activities in the classroom to student's daily routine, becoming possible the discuss those situations encountered, increasing interaction students x teachers, providing training of critical student ideas, making them citizens capable to discuss and find solutions to daily problems.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-21T17:12:19Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_COLARI DOS SANTOS TEIXEIRA.pdf: 799514 bytes, checksum: dbcba3dd9da344f16c441fd1d657c8cc (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com), reason: on 2023-09-01T20:12:07Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T20:30:26Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_COLARI DOS SANTOS TEIXEIRA.pdf: 799514 bytes, checksum: dbcba3dd9da344f16c441fd1d657c8cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T20:31:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_COLARI DOS SANTOS TEIXEIRA.pdf: 799514 bytes, checksum: dbcba3dd9da344f16c441fd1d657c8cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T20:31:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_COLARI DOS SANTOS TEIXEIRA.pdf: 799514 bytes, checksum: dbcba3dd9da344f16c441fd1d657c8cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T20:31:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_COLARI DOS SANTOS TEIXEIRA.pdf: 799514 bytes, checksum: dbcba3dd9da344f16c441fd1d657c8cc (MD5) Previous issue date: 2016-08-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Battirola, Leandro Dênis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8523225130052169pt_BR
dc.contributor.referee1Battirola, Leandro Dênis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8523225130052169pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7496476563861471pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar a importância da experimentação nas aulas de Física do 2o ano do Ensino Médio na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino no período vespertino em Sinop-MT. Neste estudo foram aplicadas diferentes técnicas didáticas no ensino de óptica, um somente teórico e outro com a utilização da experimentação. Após a realização das aulasaplicou-se um questionário diagnóstico estruturado com nove questões objetivas e três subjetivas, destinada a 31 alunos que participaram das aulas. Os resultados obtidos com o questionário demonstram o quão importante é a experimentação em sala de aula, os alunos demonstraram melhor entendimento, diferente de quando foi usado apenas a teoria, além de motivar os mesmos a estudar. A falta de carga horária é um dos motivos apresentados pelos profissionais da área para não realizar atividades experimentais em sala de aula. Muitas pesquisas apontam atividades realizadas com materiais de baixo custo, facilidade na realização, porém os professores ainda não realizam. Pode-se concluir que a experimentação é importante para o ensino aprendizagem, mais muito pouco utilizada em sala de aula. Assim, propõem-se relacionar as atividades em sala de aula ao cotidiano do aluno, fazendo com que as situações encontradas possam ser discutidas em sala, aumentando a interação alunos x professores, proporcionando uma formação de ideias críticas do aluno, tornando-os cidadãos capazes de discutir e encontrar soluções para problemas cotidianos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordSala de aulapt_BR
dc.subject.keyword2Experimentationpt_BR
dc.subject.keyword2Physics Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Classroompt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_COLARI DOS SANTOS TEIXEIRA.pdf780.78 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.