Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3427
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Agenda política do jornalismo brasileiro: análise do agendamento do Jornal Nacional no segundo turno das eleições presidenciais de 2018
Autor(es): Corrêa, Rayner Carlisson Silva
Orientador(a): Silva, Antonio Sebastião da
Membro da Banca: Silva, Antonio Sebastião da
Membro da Banca: Montipó, Criselli Maria
Membro da Banca: Chagas, Luãn José Vaz
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar como o Jornal Nacional, um dos principais telejornais transmitidos atualmente, apresentou e utilizou o agendamento político, na ordem temática para enunciados que resultem posicionamento como agente político durante a cobertura do segundo turno das eleições de 2018, com base na teoria da agenda setting e valores notícia. Na disputa, candidaturas com perfis antagônicos, entre Jair Messias Bolsonaro (PSL), conservador e de direta no espectro político brasileiro e Fernando Haddad (PT), do Partido dos Trabalhadores com vínculos históricos nas mobilizações de apoio ao trabalho. Personagens principais da cobertura jornalística do Jornal Nacional, da Rede Globo, conglomerado de comunicação nacional e regional, com transmissão para todos os estados do país. A pesquisa tem como recorte a última semana do processo eleitoral, entre os dias 22 e 27 de outubro, totalizando cinco edições do telejornal, com uso da metodologia da análise de conteúdo, quantitativa e qualitativa. O objetivo do trabalho é a avaliar a formação de sentido político-ideológico do principal telejornal no processo eleitoral brasileiro na escolha do presidente da nação. Como resultado, a busca incessante da produção do telejornal em demonstrar a imparcialidade e objetividade na cobertura eleitoral, contudo, ao longo do tempo, como se analisa, os espaços de visibilidade e atributos nos enquadramentos direcionam para determinas estruturas ideológicas e políticas.
Palavra-chave: Agendamento
Jornal Nacional
Valor-Notícia
Política
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) - CUA
Referência: CORRÊA, Rayner Carlisson Silva. Agenda política do jornalismo brasileiro: análise do agendamento do Jornal Nacional no segundo turno das eleições presidenciais de 2018. 2022. 58 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3427
Data defesa documento: 18-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Rayner Carlisson Silva Correa.pdf2.86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.