Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3478
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arrecadação do IPTU no município de Várzea Grande : um estudo no nível de inadimplência nos anos de 2015 a 2019
Autor(es): Silva, Helianara Oliveira da
Orientador(a): Moraes, Ney Mussa de
Membro da Banca: Moraes, Ney Mussa de
Resumo : Respaldado pela Constituição de 1988, competência tributária para a arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU é de domínio dos municípios. A receita tributária própria municipal é composta de impostos, taxas e contribuições, sendo fontes de recursos importantes para realização das atividades do poder público, destacando dentre elas o IPTU. Contudo, a arrecadação desse imposto apresenta um índice de inadimplência elevado em grande parte dos municípios, causando carência na arrecadação própria. Por se tratar de um tema de grande relevância, este artigo tem como objetivo analisar o índice de inadimplência na arrecadação do IPTU no município de Várzea Grande no período de 2015 a 2019. Como metodologia utilizada foi abordada pesquisa pelo método indutivo, trata-se de uma pesquisa exploratória, um estudo de caso no índice de inadimplência no município, coleta de dados foi através da aplicação de uma entrevista semiestruturada. Verificou-se que a média do índice de inadimplência no município é de 67,89%, tendo como fatores contributivos a questão cultural da população na falta de pagamento do imposto, descrença no retorno de forma de melhorias e a falta de fiscalização.
Palavra-chave: IPTU
Índice
Inadimplência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Gestão Tributária e Perícia Contábil - CUC
Referência: SILVA, Helianara Oliveira da. Arrecadação do IPTU no município de Várzea Grande: um estudo no nível de inadimplência nos anos de 2015 a 2019. 2020. 16 f. TCC (Especialização em Gestão Tributária e Perícia Contábil) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3478
Data defesa documento: 28-May-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão Tributária e Perícia Contábil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2020_Helianara Oliveira da Silva.pdf829.83 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.