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dc.creatorMesquita, Marcelus-
dc.date.accessioned2023-10-04T17:59:34Z-
dc.date.available2020-05-26-
dc.date.available2023-10-04T17:59:34Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.identifier.citationMESQUITA, Marcelus. Formação dos profissionais contábeis no ambiente digital: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis de MT. 2020. 17 f. TCC (Especialização em Gestão Tributária e Perícia Contábil) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3485-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to demonstrate the needs to reinforce the curriculum of the accounting science course for the professional future. Currently, the accounting professional is dependent on accounting programs (software), which were often developed by professionals unrelated to accounting, such dependence ends up forming professionals with a critical analysis deficit in the fundamentals of accounting sciences, consequently future bachelors feel unprepared when entering the job market is such innovation in this professional category. In addition to the fundamentals of accounting sciences, this new professional needs a minimum of digital knowledge and fundamentals of the information system, because otherwise he will not adapt to the new legal requirements of the tax authorities, both federal and state and municipalities. Not least this time, remember the professionals who were already in the job market and did not update themselves technically and did not even prepare for the digital age in accounting, resulting in low productivity and a high risk of errors in mandatory accounting records. So it is questioned, how to get out of this situation of low education in training in this new digital environment and little education for veteran professionals? Through data collection of the curricular matrices, especially the curriculum of the Accounting Sciences Course of the main colleges in the State of Mato Grosso (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Universidade de Cuiabá – UNIC; Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, Instituto de Pesquisa e Ensino – FACULDADE FAIPE), the qualitative analysis of the absence of disciplines that deal with such a relevant topic of digital training. The high failure rate verified in the tests of sufficiency in the class council, demonstrates the relevance of this study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-08-14T12:49:30Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2020_Marcelus Mesquita.pdf: 370646 bytes, checksum: 6a01642ba71c68a7f0abf32ccb5fa9c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-04T17:59:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2020_Marcelus Mesquita.pdf: 370646 bytes, checksum: 6a01642ba71c68a7f0abf32ccb5fa9c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-04T17:59:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2020_Marcelus Mesquita.pdf: 370646 bytes, checksum: 6a01642ba71c68a7f0abf32ccb5fa9c5 (MD5) Previous issue date: 2020-05-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação dos profissionais contábeis no ambiente digital : uma análise das matrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis de MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ciupak, Clébia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112200792637157pt_BR
dc.contributor.referee1Ciupak, Clébia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112200792637157pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é demonstrar as necessidades de reforçar a matriz curricular do curso de ciências contábeis para o futuro profissional. Na atualidade o profissional contábil se encontra dependente de programas (softwares) contábeis, que muitas vezes foram desenvolvidos por profissionais alheios a contabilidade, tal dependência acaba formando profissionais com déficit de análise crítica dos fundamentos das ciências contábeis, consequentemente os futuros bacharéis se sentem despreparados quando adentram no mercado de trabalho tamanha é a inovação nesta categoria profissional. Além dos fundamentos das ciências contábeis esse novo profissional necessita de um mínimo conhecimento digital e fundamentos de sistema de informação pois do contrário não se adaptará as novas exigências legais do fisco, tanto federal como de Estado e Municípios. É necessário também lembrar dos profissionais que já estavam no mercado de trabalho e não se atualizaram tecnicamente e nem mesmo se prepararam para a era digital na contabilidade, resultando em baixa produtividade e alto risco de erros nos registros obrigatórios da contabilidade. Assim questiona-se, como sair dessa situação de baixa instrução na formação nesse novo ambiente digital e pouca instrução aos profissionais veteranos? Por meio de levantamento de dados das matrizes curriculares, em especial a grade curricular do Curso de Ciências Contábeis das principais faculdades do Estado de Mato Grosso (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Universidade de Cuiabá – UNIC; Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, Instituto de Pesquisa e Ensino – FACULDADE FAIPE) analisa-se, de forma qualitativa, a ausência de disciplinas que versam sobre tão relevante tema de capacitação digital. O alto índice de reprovação verificado nos exames de suficiência no conselho de classe, demonstra a relevância deste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programGestão Tributária e Perícia Contábil - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEra digitalpt_BR
dc.subject.keywordCarência na qualificação profissionalpt_BR
dc.subject.keyword2Professional trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Digital agept_BR
dc.subject.keyword2Lack of professional qualificationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão Tributária e Perícia Contábil

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