Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Eloy Ayslan Alves-
dc.date.accessioned2023-10-05T16:54:26Z-
dc.date.available2022-06-18-
dc.date.available2023-10-05T16:54:26Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationSANTANA, Eloy Ayslan Alves. O processo ensino aprendizagem matemática nos tempos de pandemia. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3490-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-25T14:10:39Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf: 416384 bytes, checksum: 055ee6a6803f066bda028618f5a91b14 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-05T16:54:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf: 416384 bytes, checksum: 055ee6a6803f066bda028618f5a91b14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-05T16:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf: 416384 bytes, checksum: 055ee6a6803f066bda028618f5a91b14 (MD5) Previous issue date: 2022-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO processo ensino aprendizagem matemática nos tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Palaro, Luzia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8628905889561788pt_BR
dc.contributor.referee1Palaro, Luzia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8628905889561788pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8356304415619294pt_BR
dc.description.resumoA educação é um direito constitucional, devendo ser ofertada a todos os cidadãos brasileiros que dela necessitarem. A sua finalidade é promover o desenvolvimento pleno do indivíduo e os responsáveis pela garantia desse direito é o Estado e a família, assim como estabelecido na Constituição Federal de 1988. Dessa forma, os gestores educacionais e os professores necessitam planejar ações que possibilitem uma educação de qualidade para todos os alunos. Nesse sentido, a atividade docente, especialmente de matemática, deve trabalhar com vistas a desenvolver as habilidades necessárias para cada etapa de ensino. Mas, será que em tempos pandêmicos a aprendizagem matemática pôde ser desenvolvida com eficácia? Para responder esse problema, este trabalho teve como objetivo refletir sobre o processo de ensino aprendizagem realizado durante a pandemia da Covid-19 e a sua contribuição para desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica desenvolvida através de buscas em artigos e dissertações que abordavam a temática, em sites oficiais, leitura e análise de obras e documentos regulatórios educacionais. Assim, nota-se que, em tempos de pandemia, o processo de ensino aprendizagem foi comprometido, devido as angústias e incertezas inerentes ao período crítico. Porém, é possível perceber que existem diferentes estratégias e metodologias, como por exemplo, as metodologias ativas, que foram colocadas em prática ao longo do período de ensino remoto emergencial, objetivando o ensino e a aprendizagem dos alunos em matemática e nas demais áreas de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subject.keywordPrática docentept_BR
dc.subject.keywordSala de aula invertidapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf406.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.