Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3490
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Eloy Ayslan Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T16:54:26Z | - |
dc.date.available | 2022-06-18 | - |
dc.date.available | 2023-10-05T16:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Eloy Ayslan Alves. O processo ensino aprendizagem matemática nos tempos de pandemia. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3490 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-25T14:10:39Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf: 416384 bytes, checksum: 055ee6a6803f066bda028618f5a91b14 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-05T16:54:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf: 416384 bytes, checksum: 055ee6a6803f066bda028618f5a91b14 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-05T16:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf: 416384 bytes, checksum: 055ee6a6803f066bda028618f5a91b14 (MD5) Previous issue date: 2022-03-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O processo ensino aprendizagem matemática nos tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Palaro, Luzia Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8628905889561788 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Palaro, Luzia Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8628905889561788 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8356304415619294 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação é um direito constitucional, devendo ser ofertada a todos os cidadãos brasileiros que dela necessitarem. A sua finalidade é promover o desenvolvimento pleno do indivíduo e os responsáveis pela garantia desse direito é o Estado e a família, assim como estabelecido na Constituição Federal de 1988. Dessa forma, os gestores educacionais e os professores necessitam planejar ações que possibilitem uma educação de qualidade para todos os alunos. Nesse sentido, a atividade docente, especialmente de matemática, deve trabalhar com vistas a desenvolver as habilidades necessárias para cada etapa de ensino. Mas, será que em tempos pandêmicos a aprendizagem matemática pôde ser desenvolvida com eficácia? Para responder esse problema, este trabalho teve como objetivo refletir sobre o processo de ensino aprendizagem realizado durante a pandemia da Covid-19 e a sua contribuição para desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica desenvolvida através de buscas em artigos e dissertações que abordavam a temática, em sites oficiais, leitura e análise de obras e documentos regulatórios educacionais. Assim, nota-se que, em tempos de pandemia, o processo de ensino aprendizagem foi comprometido, devido as angústias e incertezas inerentes ao período crítico. Porém, é possível perceber que existem diferentes estratégias e metodologias, como por exemplo, as metodologias ativas, que foram colocadas em prática ao longo do período de ensino remoto emergencial, objetivando o ensino e a aprendizagem dos alunos em matemática e nas demais áreas de conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sala de aula invertida | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf | 406.62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.