Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Faria, Caroline Mesquita de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T15:35:59Z | - |
dc.date.available | 2022-12-29 | - |
dc.date.available | 2023-10-06T15:35:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-23 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Caroline Mesquita de. As funções das mulheres em transmissões de e-sports. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3501 | - |
dc.description.abstract | Electronic games are synonymous with leisure, but for some players, the experience brings the possibility of professionalism and work. Considered mostly male, the gaming job market imitates reality, with patriarchal and sexist concepts. This study aims to show the inequality of women in the labor market, especially in environments and professions that are not intended for them. For this, I presented a little about sport, narration and transmission formats. Then, I contextualized it with theories that explained the reason for this prejudice and inequality. Finally, I analyzed the transmission of three championships, using a case study methodology with a descriptive study of content analysis, to show the difference in transmissions. In two of the three championships, the differences were gigantic and confirmed the theories. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-14T16:02:43Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Caroline Mesquita de Faria.pdf: 1265832 bytes, checksum: 06f0c5a858fac35cce99e7686e409c26 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-06T15:35:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Caroline Mesquita de Faria.pdf: 1265832 bytes, checksum: 06f0c5a858fac35cce99e7686e409c26 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-06T15:35:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Caroline Mesquita de Faria.pdf: 1265832 bytes, checksum: 06f0c5a858fac35cce99e7686e409c26 (MD5) Previous issue date: 2022-12-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As funções das mulheres em transmissões de e-sports | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chagas, Luan José Vaz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1603129300408564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chagas, Luan José Vaz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1603129300408564 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | López, Mariângela Sólla | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9502863196385377 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Luiz, Thiago Cury | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5117776761246028 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1461146446433942 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os jogos eletrônicos são sinônimos de lazer, mas para alguns jogadores, a experiência traz a possibilidade de profissionalismo e trabalho. Considerados majoritariamente masculino, o mercado de trabalho dos games imita a realidade, com conceitos patriarcais e machistas. Este estudo tem como objetivo mostrar a desigualdade das mulheres no mercado de trabalho, principalmente, em ambientes e profissões que não são destinados a elas. Para isso, apresentei um pouco sobre esporte, narração e formatos de transmissão. Depois, contextualizei com teorias que explicassem o motivo desse preconceito e desigualdade. Por último, analisei a transmissão de três campeonatos, a partir da metodologia de estudo de caso com análise descritiva, para mostrar a diferença da atuação nas transmissões. Em dois dos três campeonatos, as diferenças foram gigantescas e demonstram a importância de pensar as questões de gênero também nessa área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Jornalismo - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transmissão | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Women | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Electronic games | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Broadcasting | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Comunicação Social - Jornalismo |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Caroline Mesquita de Faria.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.