Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3512
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Luta contra o capacitismo : gênero e produções midiáticas no Instagram de Ana Clara Moniz
Autor(es): Dias, Isadora Pereira
Orientador(a): Machado, Nealla Valentim
Membro da Banca: Machado, Nealla Valentim
Membro da Banca: Coêlho, Tamires Ferreira
Membro da Banca: Berni, Felipe Collar
Resumo : A análise centra seu objetivo em analisar a produção midiática da influenciadora anticapacitista Ana Clara Moniz na sua conta de Instagram como um conteúdo digital que pode ser um canal educativo, informacional e instrutivo sobre particularidades que se relacionam a deficiência, não só para pessoas com deficiência, como também para aquelas que não a possuem, em contrapartida da falta de informações sobre a temática e acessibilidade comunicativa nos meios da grande mídia jornalística, sendo estas um direito de todos os indivíduos para que seja possível, por parte destes, o exercício do seus deveres como cidadãos. A prática analítica também se debruça sobre as particularidades da vivência problemática do gênero feminino e da pessoa com deficiência que afeta Ana Clara e outras mulheres com deficiência. Contudo, a análise crítica também visa debater sobre o pensamento da diversidade do público com deficiência relacionada aos poderes aquisitivos e diversos gêneros femininos por parte da própria Ana Clara, além da eficiência da implantação da acessibilidade no conteúdo da influenciadora. O trabalho busca também evidenciá-la como parte de uma lógica de produção padronizada, comum ao âmbito, de forma geral, dos produtores de conteúdo digital, com habilidades, estratégias e ações específicas, não conseguindo fugir das lógicas de produção orientadas pela rede social Instagram, que designa as preferências dos algoritmos. Impossibilitando ou dificultando, dessa forma, o alcance de conteúdos referentes às problemáticas sociais de influenciadores anticapacitistas.
Palavra-chave: Gênero
Anticapacitismo
Influenciadores
Instagram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Jornalismo - CUC
Referência: DIAS, Isadora Pereira. Luta contra o capacitismo: gênero e produções midiáticas no Instagram de Ana Clara Moniz. 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3512
Data defesa documento: 5-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Isadora Pereira Dias.pdf944.07 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.