Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3543
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção da qualidade de vida dos portadores da doença de Parkinson : revisão sistemática
Autor(es): Lopes, Nicole de Araújo
Orientador(a): Souza, Bárbara da Silva Nalin de
Membro da Banca: Souza, Bárbara da Silva Nalin de
Resumo : Dentre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), destaca-se a doença de Parkinson, definida como distúrbio neurológico progressivo, caracterizado pela degeneração das células (neurônios) da camada ventral da parte compacta da substância negra e do lócus ceruleus, que resulta na diminuição da produção de dopamina, produzindo um conjunto de sintomas caracterizados principalmente por distúrbios motores. Objetivo – Realizar uma revisão sistemática da literatura buscando descrever a percepção da qualidade de vida dos portadores da doença de Parkinson. Metodologia – Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, para responder como portadores da doença de Parkinson percebem sua qualidade de vida, no Brasil, quando avaliada por meio do instrumento específico Parkinson’s Disease Questionnaire – 39 (PDQ-39). A busca foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os descritores: "doença de Parkinson" e "qualidade de vida". Resultados – Foram identificados 2385 artigos, inicialmente, na etapa de busca dos artigos. Destes, 8 artigos foram lidos na íntegra e selecionados para síntese qualitativa. A maioria dos estudos mostrou associação de diferentes fatores com pior percepção da qualidade de vida na doença de Parkinson, em brasileiros. Das dimensões, mobilidade funcional, atividade de vida diária e suporte social apresentaram maiores valores máximos de escore, indicando pior percepção da qualidade de vida. Considerações finais – Os artigos analisados mostraram que há um possível impacto negativo da doença de Parkinson na qualidade de vida dos portadores, que tem se mostrado pior na presença de diferentes desfechos em saúde, podendo afetar suas diferentes dimensões. Estudos futuros devem considerar uma avaliação mais completa dos pacientes portadores de DP a fim de que sejam identificadas as peculiaridades desta doença. Compreender os diferentes fatores associados à qualidade de vida auxiliará no manejo mais adequado do tratamento da doença, quem vem afetando cada vez mais pessoas em todo o mundo, dada a sua relação com o envelhecimento.
Palavra-chave: Doença de Parkinson
Qualidade de vida
Revisão sistemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: LOPES, Nicole de Araújo. Percepção da qualidade de vida dos portadores da doença de Parkinson: revisão sistemática. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3543
Data defesa documento: 26-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Nicole de Araújo Lopes.pdf969.68 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.