Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Wilq Oliveira de-
dc.date.accessioned2023-10-26T11:09:26Z-
dc.date.available2023-10-23-
dc.date.available2023-10-26T11:09:26Z-
dc.date.issued2023-10-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Wilq Oliveira de. O desenvolvimento do pensamento algébrico em alguns livros didáticos de matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 50 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3548-
dc.description.abstractThis work presents an investigation that aims to understand how algebraic thinking is developed in textbooks. This research seeks to answer the following question: “How are algebraic concepts introduced in activities present in mathematics textbooks for the 6th and 7th year of Elementary School?” As a theoretical basis, some concepts about the development of algebraic thinking were used, based on the concepts of Fiorentini, Miorim and Miguel (1993) and Fiorentini, Fernandes and Cristóvão (2005) and Ursini et al. (2005). To achieve the objective proposed for this research, a qualitative research methodological approach was adopted using the document analysis method, and for the analyzes indicators of the development of algebraic thinking adapted by Hamazaki (2010) were used. With this, it was possible to verify that: i) in the 6th year PE textbooks, algebraic concepts are used without formalizing the concept of unknown, however, all books analyzed resort to the use of letters or other types of symbols in operations with natural numbers; ii) in the 7th year PE textbooks the introduction is made with algebraic expressions using various contexts, and also with the use of numerical sequences. Based on the analyses, it was possible to verify that these activities can promote the significant development of algebraic thinking.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-10-26T11:08:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Wilq Oliveira de Almeida.pdf: 956821 bytes, checksum: 07d85195573fe3e247b878e3c5042ca2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-10-26T11:09:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Wilq Oliveira de Almeida.pdf: 956821 bytes, checksum: 07d85195573fe3e247b878e3c5042ca2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-10-26T11:09:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Wilq Oliveira de Almeida.pdf: 956821 bytes, checksum: 07d85195573fe3e247b878e3c5042ca2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-26T11:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Wilq Oliveira de Almeida.pdf: 956821 bytes, checksum: 07d85195573fe3e247b878e3c5042ca2 (MD5) Previous issue date: 2023-10-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO desenvolvimento do pensamento algébrico em alguns livros didáticos de matemática nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Paulo Ferreira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5417028278516758pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Paulo Ferreira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5417028278516758pt_BR
dc.contributor.referee2Pamplona, Admur Severino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817070173290336pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Marcio Lemes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534708250926451pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma investigação que tem como objetivo conhecer como o pensamento algébrico é desenvolvido nos livros didáticos. Esta pesquisa, busca responder a seguinte questão: “De que forma são introduzidos os conceitos algébricos em atividades presentes nos livros didáticos de matemática do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental?” Como base teórica, foi usado algumas concepções acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico, baseadas nas concepções de Fiorentini, Miorim e Miguel (1993) e de Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005) e Ursini et al. (2005). Para se atingir o objetivo proposto para essa pesquisa, foi adotada uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa com a utilização do método de análise documental, e para as análises foram utilizados os indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico adaptados por Hamazaki (2010). Com isto foi possível verificar que: i) nos livros didáticos do 6° ano do EF os conceitos algébricos são utilizados sem a formalização do conceito de incógnita, porém, todos os livros analisados recorrem ao uso de letras ou outro tipo de símbolo em operações com números naturais; ii) nos livros didáticos do 7° ano do EF a introdução é feita com expressões algébricas utilizando vários contextos, e também com o uso de sequências numéricas. Diante das análises foi possível verificar que essas atividades podem propiciar o desenvolvimento significativo do pensamento algébrico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordPensamento algébricopt_BR
dc.subject.keywordEnsino da álgebrapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordÁlgebrapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.keyword2Algebraic thinkingpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching algebrapt_BR
dc.subject.keyword2Didatic bookspt_BR
dc.subject.keyword2Algebrapt_BR
dc.subject.keyword2Elementary Schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Wilq Oliveira de Almeida.pdf934.4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.