Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Natalia Zenaide de-
dc.date.accessioned2023-10-30T14:21:09Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.available2023-10-30T14:21:09Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Natalia Zenaide de. Capoeira também é para mulheres: projeto de documentário sobre a presença feminina nas rodas de capoeira de Cuiabá-MT. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Radialismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3563-
dc.description.abstractThis paper consists on the development of a documentary project entitled “Capoeira is also for women”, that intends to pay attention to stories and experiences shared by the first Female Capoeira Master in the state of Mato Grosso-Brazil, Valdinete Pereira de Souza (better known as Coral). Based on Valdinete's trajectory, the documentary project intends to bring up the discussion about the participation of women in capoeira spaces (these spaces are still largely associated with strong male presence and leadershipand). To present this paper and documentary project, we recurred to bibliographical, documental and filmographic research around issues related to the universe of Capoeira and documentary. In parallel, we seek to meet and interact with the protagonist of the project, Mestre Coral, who, in the documentary project, through the documentary project, shares memories and experiences related to the universe of capoeira. Our choise on formal and relational approach strategies for the documentary project was made based on expressive procedures from north-american author Bill Nichols documentary modes typology. As the final result of our paper and project we present the script structure for the documentary “Capoeira is also for women”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-08-22T15:40:39Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Natalia Zenaide de Oliveira.pdf: 1415138 bytes, checksum: 038597470d06b6fe759d21385f5669c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-30T14:21:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Natalia Zenaide de Oliveira.pdf: 1415138 bytes, checksum: 038597470d06b6fe759d21385f5669c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T14:21:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Natalia Zenaide de Oliveira.pdf: 1415138 bytes, checksum: 038597470d06b6fe759d21385f5669c4 (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCapoeira também é para mulheres : projeto de documentário sobre a presença feminina nas rodas de capoeira de Cuiabá-MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Diego Baraldi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1834159853272983pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Diego Baraldi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1834159853272983pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso consiste no desenvolvimento de um projeto de documentário intitulado “Capoeira também é para mulheres”, que coloca em cena histórias e de vivências compartilhadas pela primeira Mestra de capoeira de Mato Grosso, Valdinete Pereira de Souza (mais conhecida como Contramestra Coral). A partir da trajetória de Valdinete, o projeto de documentário pretende trazer à tona a discussão sobre a participação das mulheres nos espaços de capoeira (ainda bastante associados à liderança e presença fortemetente masculinas). Visando ao desenvolvimento de um projeto de documentário, este Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se de pesquisa bibliográfica, documental e filmográfica em torno de questões relacionadas ao universo da capoeira. Em paralelo, buscamos conhecer e interagir com a protagonista do projeto, Mestre Coral, que, no projeto de documentário, compartilhará memórias e experiências relacionadas ao universo da capoeira. Para eleição das estratégias de abordagem formais e relacionais do projeto de documentário, foram articulados livremente procedimentos expressivos elencados na “tipologia dos modos do documentário”, desenvolvida pelo pesquisador norte-americano Bill Nichols (2006). Como resultado final da etapa de desenvolvimento de projeto audiovisual, apresentamos uma sugestão de estrutura de roteiro para o documentário “Capoeira também é para mulheres: Contramestra Coral e as histórias sobre a presença feminina na capoeira”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programRadialismo - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.subject.keywordProjeto de documentáriopt_BR
dc.subject.keywordCapoeirapt_BR
dc.subject.keywordProtagonismo femininopt_BR
dc.subject.keywordValdinete Pereira de Souzapt_BR
dc.subject.keyword2Documentary projectpt_BR
dc.subject.keyword2Capoeirapt_BR
dc.subject.keyword2Female protagonismpt_BR
dc.subject.keyword2Valdinete Pereira de Souzapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Radialismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Natalia Zenaide de Oliveira.pdf1.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.