Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fanaia, Isabelle Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T14:59:21Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07 | - |
dc.date.available | 2023-10-30T14:59:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
dc.identifier.citation | FANAIA, Isabelle Santos. “Originárias”: diário de uma produção audiovisual. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Radialismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3564 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work consists of dissecting, in the form of an audiovisual production diary, the different stages involved in the making of the short documentary entitled “Originary Women”, directed by Emília Top'Tiro and Isabelle Fanaia (students of Cinema and Audiovisual and Radio and TV Courses at Universidade Federal de Mato Grosso, respectively). The fiveminute audiovisual work was developed between 2021 and 2022 and was released in April 2022 on YouTube. Before the production diary, which makes up the final part of the TCC, theoretical and methodological elements that were taken into account for the making of the short documentary are presented. “Originary Women” sought to articulate a set of images and sounds that puts in evidence evidence female and indigenous protagonism, mobilizing questions that involve what it is to be an indigenous woman in contemporary times. Therefore, for the development of the production diary, bibliographical, documental and filmographic research was carried out on issues that concern to indigenous peoples and their audiovisual productions, in order to emphasize to the readers of this work the importance of enlarging audiovisual spaces dedicated to visibility of the struggles and histories of the native peoples of Brazil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-08-22T15:58:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Isabelle Santos Fanaia.pdf: 3613397 bytes, checksum: 351fb596792a437642b37c2d4d616935 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-30T14:59:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Isabelle Santos Fanaia.pdf: 3613397 bytes, checksum: 351fb596792a437642b37c2d4d616935 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-30T14:59:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Isabelle Santos Fanaia.pdf: 3613397 bytes, checksum: 351fb596792a437642b37c2d4d616935 (MD5) Previous issue date: 2023-06-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Originárias” : diário de uma produção audiovisual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Diego Baraldi de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1834159853272983 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Diego Baraldi de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1834159853272983 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em dissecar, na forma de um diário de produção audiovisual, as diferentes etapas envolvidas na realização do curta documentário intitulado “Originárias”, dirigido por Emília Top’Tiro e Isabelle Fanaia (estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Radialismo da UFMT, respectivamente). A obra audiovisual, com cinco minutos de duração, foi desenvolvida entre os anos de 2021 e 2022 e lançada em abril de 2022 na plataforma digital de conteúdos audiovisuais YouTube. Previamente ao diário de produção, que compõe a parte final do TCC, são apresentados elementos teóricometodológicos que foram levados em consideração para realização do curta documentário. “Originárias” buscou articular um conjunto de imagens e sons que colocam em evidência o protagonismo feminino indígena, mobilizando questões que envolvem o que é ser uma mulher indígena na contemporaneidade. Portanto, para o desenvolvimento do diário de produção, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e filmográficas acerca de questões que dizem respeito aos povos indígenas e suas produções audiovisuais, no intuito de enfatizar aos leitores deste trabalho a importância da ampliação dos espaços audiovisuais dedicados à visibilidade das lutas e histórias de povos originários do Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Radialismo - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiovisual indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos originários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diário de produção audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Indigenous audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Native peoples | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Indigenous women | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Audiovisual production diary | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Comunicação Social - Radialismo |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Isabelle Santos Fanaia.pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.