Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/362
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios das organizações contábeis após o projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
Autor(es): Ferreira, Marcos Gonçalves
Orientador(a): Silvente, Giseli Alves
Membro da Banca: Silvente, Giseli Alves
Membro da Banca: Lima, Ederaldo José Pereira de
Membro da Banca: Oliveira, Maykon Sergio Amorim
Resumo : A contabilidade não é uma ciência estática, ela evolui com o passar dos tempos, acompanhando o progresso da sociedade. O mesmo ocorre com os processos de escrituração, que se modernizou do procedimento manuscrito para o mecanizado e deste para o informatizado, com a chegada do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) há uma grande revolução no relacionamento entre o fisco e os contribuintes, não apenas nos aspectos operacionais, onde temos a substituição das obrigações acessórias em papel por novos modelos digitais, esse processo evolutivo, que acompanha os desenvolvimentos tecnológicos, a massificação do uso de computadores e a adoção de sistemas de informação e gestão. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, e evidenciar os benefícios relevantes no combate à sonegação fiscal e qual o impacto o e os desafios que a implantação do SPED causa gestão das organizações contábeis. A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica sendo que nesta pesquisa os artigos científicos foram os materiais mais utilizados para o seu desenvolvimento. Buscou-se conhecer o assunto de modo mais aprofundado a fim de torná-lo mais compreensível e claro, ao mesmo tempo em que foram construídas questões e observações importantes para a condução desta pesquisa. E como toda mudança, as dúvidas são inevitáveis, mas precisam ser enfrentadas, pois este é um caminho sem volta, mas que pode resultar em muitos benefícios para aqueles que estiverem preparados.
Palavra-chave: SPED
Organizações contábeis
Obrigações acessórias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: FERREIRA, Marcos Gonçalves. Os desafios das organizações contábeis após o projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/362
Data defesa documento: 23-Feb-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Marcos Gonçalves Ferreira.pdf940.16 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.