Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Carmem Corrêa-
dc.date.accessioned2023-11-23T16:27:35Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2023-11-23T16:27:35Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Carmem Corrêa. Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3636-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-18T16:44:24Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Carmem Corrêa Ribeiro.pdf: 1323793 bytes, checksum: e9231f993ed3a4fda226fe7f47729181 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-23T16:27:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Carmem Corrêa Ribeiro.pdf: 1323793 bytes, checksum: e9231f993ed3a4fda226fe7f47729181 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T16:27:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Carmem Corrêa Ribeiro.pdf: 1323793 bytes, checksum: e9231f993ed3a4fda226fe7f47729181 (MD5) Previous issue date: 2022-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Denardi, Ângela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579393326742329pt_BR
dc.contributor.referee1Denardi, Ângela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579393326742329pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Mayara Peron-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7133055047958148pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Rennan Carlos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5494457073890111pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7896899998709464pt_BR
dc.description.resumoOs livros didáticos de Ciências são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois representam, em muitos casos, o único material didático disponível aos alunos e professores. No ensino de Química, percebe-se que muitos discentes apresentam dificuldades e as vezes aversão ao conteúdo estudado. Em relação ao ensino de polímeros grande parte dos estudantes sentem dificuldades em definir os principais conceitos. Assim, se o ensino de polímeros for contextualizado com ênfase na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) auxiliará os estudantes a desenvolverem valores e uma visão crítica referente aos impactos que os plásticos causam na biodiversidade e ao meio ambiente, bem como os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los. Para isso, é importante que o professor aplique metodologias de ensino e escolha materiais didáticos que possam contribuir para o aprendizado dos alunos de forma significativa, a fim de levá-los a compreender o mundo natural, social, político e econômico. Portanto, o objetivo desse trabalho consiste em investigar o tema polímeros presentes em dois livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Esta pesquisa se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica utilizada para analisar o conteúdo foi a de Bardin (2011). Nesse sentido, na fase de pré-análise, foi investigado a presença do conteúdo de polímeros nos 7 livros didáticos, que contém 6 volumes cada. Feita essa análise, verificou-se que apenas dois livros didáticos - o Diálogo e o Conexões, volume 6, da Editora Moderna, reserva um capítulo especial para trabalhar o tema. Portanto, a escolha das duas obras didáticas se deu pela presença do conteúdo de interesse dessa pesquisa. Os critérios utilizados para análise foram: critério 1: a função das imagens propostas por Sebata, Santos e Carneiro (2005); critério 2: a contextualização com ênfase na abordagem CTS, baseada na proposta por Wartha e Faljoni (2005) e Santos e Schnetzler (2015); e critério 3: o conteúdo teórico, considerando os itens propostos por Vasconcelos e Souto (2003). Os resultados mostram que o primeiro critério, ambos os livros têm muitas imagens de exemplos de aplicação dos polímeros na sociedade, podendo auxiliar os estudantes no aprendizado; entretanto, em relação a imagem cuja função foi a de contextualizar o conteúdo, constatou-se que o LD2 apresentou apenas uma imagem e poderia trazer outras realidades para contextualizar o assunto. Em relação ao segundo critério, os dois livros não atenderam satisfatoriamente a contextualização pela abordagem CTS, ou seja, o texto não é capaz de desenvolver a cidadania nos estudantes. Quanto ao terceiro critério, constatou-se que os dois livros didáticos analisados estão adequados à serie dos alunos, bem como apresentam uma linguagem acessível, e os exemplos utilizados estão atualizados. Podese considerar que os livros didáticos são importantes recursos pedagógicos e precisam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Contudo, para o professor o livro didático deve ser consultado como fonte primária associada a outras complementares de pesquisa, em razão de ser suscetível a falhas conceituais ou serem reducionistas quanto a abordagem teórica/CTS, como foi observado na pesquisa, o que pode prejudicar o aluno na construção do seu conhecimento e, por isso, requer atenção do professor ao adotá-lo em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordLivro didáticopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
dc.subject.keywordPolímerospt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Carmem Corrêa Ribeiro.pdf1.29 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.