Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moraes, Caroline Auxiliadora Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T16:55:33Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15 | - |
dc.date.available | 2023-11-23T16:55:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Caroline Auxiliadora Ribeiro de. Multiplicidade de materiais didáticos como estratégia de ensino e aprendizagem em escola indígena. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3638 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-21T13:15:48Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Caroline Auxiliadora Ribeiro de Moraes.pdf: 2855803 bytes, checksum: 663ce1ad2ecb074ce93f6afd8ca5658c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-23T16:55:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Caroline Auxiliadora Ribeiro de Moraes.pdf: 2855803 bytes, checksum: 663ce1ad2ecb074ce93f6afd8ca5658c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-23T16:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Caroline Auxiliadora Ribeiro de Moraes.pdf: 2855803 bytes, checksum: 663ce1ad2ecb074ce93f6afd8ca5658c (MD5) Previous issue date: 2022-12-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Multiplicidade de materiais didáticos como estratégia de ensino e aprendizagem em escola indígena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Mariuce Campos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756856364236298 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Mariuce Campos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756856364236298 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Lidiane Pereira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2873400493846888 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva Junior, Rosan Chaves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2982451142485528 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2204755082246898 | pt_BR |
dc.description.resumo | O direito a diversidade e a pluralidade de sujeitos tem promovido grandes desafios para a educação do país. Um desses desafios é garantir uma aprendizagem se dá nas interações sociais, envolvendo processos exteriores e interiores a partir de uma prática docente que tenha a interação com o aluno como uma ferramenta essencial, fornecendo indicadores para o professor na elaboração de estratégias pedagógicas que atendam as singularidades dos sujeitos. Compreendemos que o interesse para estudar e aprender Química pode ser alcançado, com uma ação também criativa do professor, por exemplo, a partir da utilização de material didático que tenha sentido para o aluno. O professor deve contextualizar as aulas de Química com as vivências, com a realidade escolar, com uma educação para a vida e integrar o conteúdo a ser trabalhado com o cotidiano. Consideramos que cada recurso tem sua especificidade e pode contribuir com a aprendizagem de modo particular. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: Qual a importância, na perspectiva do professor, de utilizar diferentes materiais didáticos como estratégia de ensino no sentido de possibilitar aprendizagem em uma educação intercultural? Assim, o objetivo deste estudo é investigar os diferentes tipos de materiais didáticos utilizados por professores indígenas e sua importância para a promoção do ensino e aprendizagem em contexto intercultural. Justifica-se este estudo sobre a temática dos materiais didáticos situada na escola indígena, pois tomamos por referência um projeto de pesquisa e extensão que envolveu múltiplos materiais combinados com uma formação continuada voltada para a Ciências da Natureza na Educação Básica, em especial a Química. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, a coleta de dados tomou por referência tanto uma oficina temática, em especial o seu material didático, os vídeos e a sequência didática criada quanto a utilização de um questionário como instrumento de pesquisa. Os dados foram coletados junto a uma professora indígena, participante do projeto de extensão, depois foram analisados e organizados em uma perspectiva construtivo-interpretativo. Os resultados apontam que a docente tem a preocupação em relacionar a linguagem do povo com a linguagem cientifica, faz-se uso de uma multiplicidade de materiais didáticos considerando a realidade escolar e o conhecimento do seu povo, o que nos remete às múltiplas finalidades dos materiais didáticos, à sua importância para compreender o mundo, para buscar temáticas atualizadas e as possibilidades de se chegar às narrativas, à prática da língua materna e aos vocabulários do povo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégia de ensino | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Caroline Auxiliadora Ribeiro de Moraes.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.