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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plantas medicinais como uma proposta interdisciplinar de ensino
Autor(es): Rodrigues, João Vicente Jorge
Orientador(a): Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Silva, Virginia Claudia Paulino
Membro da Banca: Cunha, Josane do Nascimento Ferreira
Resumo : A divisão do conhecimento em diversas disciplinas contribuiu para a existência de um alto grau de especialização, dificultando a conexão entre as diversas áreas do conhecimento. Buscando contornar isso, surgiram pesquisas que relacionavam os diferentes domínios do saber. Entre esses estudos pode-se citar a interdisciplinaridade, que realiza a integração entre as diversas disciplinas. Esta abordagem encontra-se presente nos atuais documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, com foco nas conexões entre diversas áreas do saber e diferentes tipos de conhecimento. Sendo assim, o estudo das plantas medicinais pode ser pertinente para uma abordagem interdisciplinar devido à multiplicidade de disciplinas que podem ser trabalhadas no estudo desse tema. Dessa forma, objetivou-se com essa pesquisa, a elaboração e aplicação de uma sequência didática interdisciplinar com temas relacionados a plantas medicinais; interdisciplinaridade; ciência e saberes populares, a fim de compreender sua importância para a aprendizagem na educação básica. Para a realização deste propósito utilizou-se a metodologia baseada em um estudo de caso, pois a aplicação da sequência didática pode causar diferentes concepções em cada lócus de pesquisa. Assim, optamos por realizar essa pesquisa junto ao Programa de Residência Pedagógica em Química, do qual, este pesquisador é bolsista e mais especificamente na escola-campo IFMT- Campus Cuiabá com a turma de 3º ano do ensino técnico integrado ao médio dos cursos de informática, eletroeletrônica e agrimensura. Para elaborar a sequência didática, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre quatro plantas medicinais, que foi aplicada junto aos estudantes da referida escola. Como instrumento de coleta de informações, utilizamos dois questionários, o primeiro foi respondido online por 117 estudantes e o segundo se tratava de uma avaliação. Devido ao grande número de respostas, escolhemos apenas as informações fornecidas por seis participantes, seguindo um critério apropriado para essa amostragem. Para a metodologia de análise das respostas, escolhemos a análise textual discursiva devido à multiplicidade de significados que pode haver na leitura de uma sentença. Preliminarmente pode-se afirmar que o assunto de plantas medicinais é familiar aos estudantes, ainda que de forma superficial. Percebe-se também, que a abordagem desse tema pode ser fundamental para um aprofundamento de conceitos relacionados à educação científica. Além disso, não percebemos entre os estudantes uma vivência efetiva da interdisciplinaridade e sim, uma visão limitada sobre a possível integração entre as disciplinas, bem como sobre as definições de saberes populares e científicos. Também entendemos que a aplicação da sequência didática foi proveitosa para aprendizagem dos estudantes pois a avaliação da aprendizagem indica que eles compreenderam conceitos importantes referentes a temática apresentada. Conjectura-se, portanto, a partir dessa pesquisa, que a temática plantas medicinais é relevante para a elaboração de uma sequência didática interdisciplinar, pois abarca diversos níveis conceituais e relacionais entre os campos disciplinares e até mesmo os saberes populares.
Resumo em lingua estrangeira: The division of knowledge into different discipline contributed to the existence of high degree of specialization, making it difficulted to connect the different areas of knowledge. Seeking to get around this, researches emerged that related the different domains of knowledge. Among these studies, interdisciplinarity can be mentioned, which integrates the different disciplines. This approach is present in the current educational document, such as the Base Nacional Comum Curricular, focused on connections among several areas and different types of knowledge. Therefore, the study of medicinal plants may be relevant for an interdisciplinary approach due the multiplicity of disciplines that can be worked on in the studied of this theme. In this way, the objective of this research was the elaboration and application of a didactic sequence with themes related to the medicinal plants; interdisciplinary; science and popular knowledge, in order to understand its importance for the learning in basic education. To achieve this purpose, the methodology based on a case study was used, as the application of the didactic sequence may cause different conceptions in each research locus. Thus, we chose to carry out this research with the Programa de Residência Pedagógica em Química, of which this researcher is scholarship holder and more specifically in the camp school IFMT- Campus Cuiabá field the 3 rd third year of technical education integrated to high school computing, electronics and surveying courses. To elaborate the didactic sequence, a bibliographical survey was carried out on four medicinal plants, which were applied to the students of that school. As an information collect, we used two questionnaires, the first was answered online by 117 students and the second was an evaluation. Due the large number of responses, we choose only the information provided for six participants, following an appropriate criterion for this sampling. For the response analysis methodology, we choose the discursive textual analysis due to the multiplicity of meanings that can exist in the reading of a sentence. Preliminarily it can be said that the subject of medicinal plants is familiar to students, albeit superficially. It can also be seen, that the approach to this theme can be fundamental for a deepening of concepts related to scientific education on the subject. In addition, we did not perceive an effective experience of an interdisciplinarity among students, but rather a limited view of the possible integration among the disciplines, as well as of the definitions of popular and scientific knowledge. We also understand that the application of the didactic sequence was beneficial for students' learning, as the learning assessment indicates that they understood important concepts related to the theme presented. Therefore, it is conjectured, based on this research, that the theme of medicinal plants is relevant for the elaboration of an interdisciplinarity didactic sequence, as it encompasses several conceptual and relational levels among the disciplinary fields and even popular knowledge.
Palavra-chave: Interdisciplinaridade
Plantas medicinais
Saberes populares
Sequência didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Interdisciplinarity
Medicinal plants
Popular knowledge
Following teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: RODRIGUES, João Vicente Jorge. Plantas medicinais como uma proposta interdisciplinar de ensino. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3639
Data defesa documento: 17-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

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