Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3640
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A natureza pedagógica da aprendizagem tangencial no ensino de química abordada a partir de séries de TV |
Autor(es): | Silva Filho, Cesar Augusto Queiroz da |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Souza, Lidiane Pereira de |
Resumo : | Neste trabalho, utilizamos o uso de séries de TV como um recurso metodológico para compreender a possibilidade de sua utilização como um complemento para a construção do ensino aprendizagem no ensino de química, utilizando a aprendizagem tangencial. Nesta análise realizou-se uma análise inicial sobre as possíveis produções que podem ser usadas em uma aula de química. Esta pesquisa fora desenvolvida por meio de um questionário qualitativo com um determinado número de sujeitos, estes graduados em Licenciatura em Química, em que analisaram trechos de cenas das produções de “Game of Thrones”, “Young Sheldon” e “Chernobyl”, esquetes estas que sem afetar a ordem cronológica das produções, apenas trouxe situações de seus respectivos enredos, que envolvam de forma sutil ou explícita situações em que conceitos de química, podem ser explorados em sala, como a retratação dos alquimistas e suas pesquisas, a curiosidade de um pequeno gênio superdotado sobre criar uma fonte energética para auxiliar seus vizinhos e reduzir o valor pago por energia na casa dos pais e sobre o maior acidente nuclear da história da humanidade. No questionário, os indivíduos foram estimulados a realizarem apontamentos sobre os vídeos assistidos e como utilizariam estes conceitos em suas aulas de química e a observação dos contextos relacionados com a química nos vídeos em si. Houve a percepção de que os sujeitos demonstraram enorme interesse na produção desta pesquisa, devido a popularidade destas produções com os alunos gerando seu engajamento estes temas, estimulando seu processo investigativo e consequentemente colaborando para o processo de construção do ensino aprendizagem em sua apropriação dos conhecimentos e a forma em que poderiam cumprir as habilidades e competências previstas em normativas nacionais de educação. Os conceitos abordados, podem ser melhor desenvolvidos por causa da arte das cenas e pelo conhecimento prévio dos alunos, estimular a maior liberdade de discussão entre os alunos na busca pela compreensão do tema, direcionado elo professor para que se suscite um entendimento critico, reflexivo e cidadão, relacionando as tecnologias, o ambiente e a sociedade, com o uso das séries de TV, por meio do ensino de química. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this work, we use the use of TV series as a methodological resource to understand the possibility of its use as a complement to the construction of teaching-learning in the teaching of chemistry, using tangential learning. In this analysis, an initial analysis was carried out on the possible productions that can be used in a chemistry class. This research was developed through a qualitative questionnaire with a certain number of subjects, these graduates in Degree in Chemistry, in which they analyzed excerpts of scenes from the productions of “Game of Thrones”, “Young Sheldon” and “Chernobyl”, sketches these that, without affecting the chronological order of the productions, only brought situations from their respective plots, which subtly or explicitly involve situations in which chemistry concepts can be explored in the classroom, such as the retraction of the alchemists and their research, the curiosity of a gifted little genius about creating an energy source to help his neighbors and reduce the amount paid for energy at his parents' house and about the biggest nuclear accident in human history. In the questionnaire, individuals were encouraged to make notes about the videos watched and how they would use these concepts in their chemistry classes and the observation of contexts related to chemistry in the videos themselves. There was a perception that the subjects showed enormous interest in the production of this research, due to the popularity of these productions with the students generating their engagement with these themes, stimulating their investigative process and consequently collaborating for the process of construction of teaching and learning in their appropriation of knowledge and the way in which they could fulfill the skills and competences provided for in national education regulations. The concepts discussed can be better developed because of the art of the scenes and the students' prior knowledge, stimulating greater freedom of discussion among students in the search for understanding of the topic, directed by the teacher to arouse a critical, reflective and citizen, relating technologies, the environment and society, with the use of TV series, through the teaching of chemistry. |
Palavra-chave: | Ensino de química Aprendizagem tangencial Séries Recursos didáticos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Chemistry teaching Tangential learning Series Didactic resources |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SILVA FILHO, Cesar Augusto Queiroz da. A natureza pedagógica da aprendizagem tangencial no ensino de Química abordada a partir de séries de TV. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3640 |
Data defesa documento: | 21-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Cesar Augusto Queiroz da Silva Filho.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.