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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3641
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Isabela Ferreira Moreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T14:13:09Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15 | - |
dc.date.available | 2023-11-24T14:13:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabela Ferreira Moreira da. Um diálogo sobre educação ambiental feito com professores indígenas a partir da análise de água. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3641 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um diálogo sobre educação ambiental feito com professores indígenas a partir da análise de água | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Mariuce Campos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756856364236298 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Mariuce Campos de | - |
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dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Hellen Cristina de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5640307023555676 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7968514481853146 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental possui o objetivo de provocar mudanças voltadas para atitudes que assumem valores éticos, morais e que contribuem de forma significativa na preservação do meio ambiente, desse modo, o papel dos professores se torna essencial na constituição do ser humano. O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre formação de professores e Educação Ambiental, tendo como referência a importância das práticas pedagógicas, da diversidade cultural e da perspectiva dos professores indígenas participantes de oficina sobre a temática água. A metodologia é qualitativa do tipo construtivo-interpretativa. A obtenção dos dados foi realizada em diferentes etapas. Primeiramente, foi realizada uma etapa bibliográfica na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) com a qual buscou-se por temas pertinentes referentes à formação de professores indígenas, temática água e Educação Ambiental. Em uma segunda etapa, realizaram-se as experimentações preliminares em um laboratório da UFMT, para planejamento prévio de uma oficina sobre Educação Ambiental com a temática análise de água a ser realizada com professores indígenas no município de Sapezal-MT. Na terceira etapa, referente à oficina, foi realizado com os professores indígenas alguns experimentos como acidez e basicidade da água, oxigênio dissolvido, evapotranspiração e análise de parâmetros microscópicos de água. Na quarta etapa, foi aplicado um questionário para sete professores participantes da oficina. Os resultados obtidos trazem a percepção dos professores através de expressões referentes ao cuidado com a natureza, com o ecossistema e a preocupação com impactos do tipo poluição, efeito estufa, desmatamento e lixo no rio. Também trazem a importância de atitudes como coleta seletiva, conscientização, capacitação, preservação e proteção aos animais. Além disso, ressaltam a falta dos poderes públicos e da sociedade indígena em relação aos cuidados com o meio ambiente. Neste contexto, compreende-se que a Educação Ambiental ainda tem um longo caminho a percorrer para ser compreendida, analisada e problematizada. A formação dos professores deve ser contínua, dando ênfase na construção de conhecimentos, na experimentação e em diversos assuntos que contribuam para a valorização de temáticas ambientais. Além disso, o cuidado com o ambiente na perspectiva da Educação Ambiental salientada pelos professores, apesar de não ser inédito, nos mostra a relação da necessidade de cuidado, preservação, e um olhar mais atento para as atitudes humanas em prol da manutenção e preservação de nosso ecossistema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de água | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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