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dc.creatorSilva, Samara Abdel Aziz da-
dc.date.accessioned2023-11-28T17:50:10Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2023-11-28T17:50:10Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Samara Abdel Aziz da. Programa Residência Pedagógica: os impactos da pandemia na formação de professores de química na perspectiva das preceptoras. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3651-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-24T16:24:08Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Samara Abdel Aziz da Silva.pdf: 1512881 bytes, checksum: e909708fddbeb68a92ab9b19a27de010 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrograma Residência Pedagógica : os impactos da pandemia na formação de professores de química na perspectiva das preceptoraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Elane Chaveiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328904796449774pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Douglas Freitas de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808735190016514pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Elane Chaveiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328904796449774pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Douglas Freitas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808735190016514pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Mayara Peron-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7133055047958148pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9520301971168549pt_BR
dc.description.resumoO Programa da Residência Pedagógica (PRP) visa contribuir para a formação de futuros professores, inserindo-os em contexto escolar, a fim de promover articulação entre teoria e prática. Este programa teve sua primeira versão em 2018 (Edital Capes nº 06/2018), onde o curso de Licenciatura em Química da UFMT participou com 24 (vinte e quatro) residentes e três preceptoras. O segundo edital (nº 1/2020) lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) permitiu novamente ao curso envolver outra equipe de residentes e preceptores. No entanto, esta ação coincidiu com a pandemia do COVID-19. Utilizando, portanto, o ambiente do PRP como lócus preferencial, com esta pesquisa, investigou-se os impactos da pandemia na formação docente a partir da perspectiva das preceptoras. Como uma pesquisa do tipo estudo de caso, a metodologia contou com a aplicação de um questionário virtual como instrumento de coleta de dados, com perguntas que abordaram - dentre outros aspectos - o desenvolvimento das atividades utilizando o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a saúde mental e o desempenho dos residentes no decorrer dos dezoito meses no programa, na perspectiva das preceptoras, em contexto de pandemia. As respostas foram analisadas e interpretadas à luz de alguns referenciais e da própria experiência vivenciada enquanto pesquisadora e residente no programa, a partir de uma cartografia simples. A pandemia impactou na formação docente gerando diversas lacunas formativas, tendo em vista que o desenvolvimento das atividades ficou limitado pela necessidade do distanciamento social. A falta de experiência no ambiente escolar prejudicou na construção da identidade profissional, algo que demanda a continuidade na formação docente com investimento em cursos de pós-graduação e formação continuada. Mas, por outro lado, os futuros professores aprenderam a dominar diversas ferramentas educacionais digitais, produziram vários materiais para aulas futuras e expandiram seus conhecimentos químicos e didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordResidência pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordQuímicapt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino remoto de emergênciapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade docentept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

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