Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Samara Abdel Aziz da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T17:50:10Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16 | - |
dc.date.available | 2023-11-28T17:50:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Samara Abdel Aziz da. Programa Residência Pedagógica: os impactos da pandemia na formação de professores de química na perspectiva das preceptoras. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3651 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-24T16:24:08Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Samara Abdel Aziz da Silva.pdf: 1512881 bytes, checksum: e909708fddbeb68a92ab9b19a27de010 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-28T17:50:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Samara Abdel Aziz da Silva.pdf: 1512881 bytes, checksum: e909708fddbeb68a92ab9b19a27de010 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-28T17:50:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Samara Abdel Aziz da Silva.pdf: 1512881 bytes, checksum: e909708fddbeb68a92ab9b19a27de010 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Programa Residência Pedagógica : os impactos da pandemia na formação de professores de química na perspectiva das preceptoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Elane Chaveiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3328904796449774 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Douglas Freitas de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2808735190016514 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Elane Chaveiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3328904796449774 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Douglas Freitas de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2808735190016514 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Mayara Peron | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7133055047958148 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9520301971168549 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa da Residência Pedagógica (PRP) visa contribuir para a formação de futuros professores, inserindo-os em contexto escolar, a fim de promover articulação entre teoria e prática. Este programa teve sua primeira versão em 2018 (Edital Capes nº 06/2018), onde o curso de Licenciatura em Química da UFMT participou com 24 (vinte e quatro) residentes e três preceptoras. O segundo edital (nº 1/2020) lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) permitiu novamente ao curso envolver outra equipe de residentes e preceptores. No entanto, esta ação coincidiu com a pandemia do COVID-19. Utilizando, portanto, o ambiente do PRP como lócus preferencial, com esta pesquisa, investigou-se os impactos da pandemia na formação docente a partir da perspectiva das preceptoras. Como uma pesquisa do tipo estudo de caso, a metodologia contou com a aplicação de um questionário virtual como instrumento de coleta de dados, com perguntas que abordaram - dentre outros aspectos - o desenvolvimento das atividades utilizando o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a saúde mental e o desempenho dos residentes no decorrer dos dezoito meses no programa, na perspectiva das preceptoras, em contexto de pandemia. As respostas foram analisadas e interpretadas à luz de alguns referenciais e da própria experiência vivenciada enquanto pesquisadora e residente no programa, a partir de uma cartografia simples. A pandemia impactou na formação docente gerando diversas lacunas formativas, tendo em vista que o desenvolvimento das atividades ficou limitado pela necessidade do distanciamento social. A falta de experiência no ambiente escolar prejudicou na construção da identidade profissional, algo que demanda a continuidade na formação docente com investimento em cursos de pós-graduação e formação continuada. Mas, por outro lado, os futuros professores aprenderam a dominar diversas ferramentas educacionais digitais, produziram vários materiais para aulas futuras e expandiram seus conhecimentos químicos e didáticos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto de emergência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade docente | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Samara Abdel Aziz da Silva.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.