Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaudêncio, Marcelo Araujo-
dc.date.accessioned2023-12-01T13:40:07Z-
dc.date.available2023-10-24-
dc.date.available2023-12-01T13:40:07Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.citationGAUDÊNCIO, Marcelo Araujo. Perspectivas estudantis sobre química e docência: a série Breaking Bad como (de)formadora do cenário de carreira. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3669-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-11-29T13:11:31Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marcelo Araujo Gaudêncio.pdf: 2087575 bytes, checksum: c293db2ecd7b7906b19f4aaa46ce8dfe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-12-01T13:40:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marcelo Araujo Gaudêncio.pdf: 2087575 bytes, checksum: c293db2ecd7b7906b19f4aaa46ce8dfe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-01T13:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marcelo Araujo Gaudêncio.pdf: 2087575 bytes, checksum: c293db2ecd7b7906b19f4aaa46ce8dfe (MD5) Previous issue date: 2023-10-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePerspectivas estudantis sobre química e docência : a série Breaking Bad como (de)formadora do cenário de carreirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Marcela-
dc.contributor.referee1Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7303758503947942pt_BR
dc.description.resumoAs representações simbólicas sobre a área científica Química, os profissionais que nela trabalham conjuntamente aos docentes, fazem parte do enredo narrativo do seriado Breaking Bad que, devido a sua grande fama e aclamação crítica pelo mundo, pode estar associado aos estigmas a respeito desses aspectos encontrados em percepções culturais hegemônicas; podendo até mesmo desenvolver obstáculos epistemológicos e visões que dificultam o processo científico e a decisão pelo seguimento de carreira, a partir da estética e conteúdo presentes na série. Objetiva-se então, Investigar as perspectivas estudantis sobre Química e Docência a partir da série Breaking Bad, como possível (de)formador do cenário de carreira, relacionando os dados obtidos de uma pesquisa exploratória aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio, por meio de um questionário qualitativo, com as informações identificadas em 13 cenas de uma análise documental feita da série. Os resultados analisados demonstram que produções midiáticas, como filmes e séries, ocupam o 2° lugar entre os principais contatos que os estudantes possuem com Química, sendo considerados reprodutores fiéis das temáticas e procedimentos científicos. A maioria dos estudantes investigados não demonstrou interesse em seguir a carreira científica ou docente. Os trechos dos episódios identificados possuem capacidade de construir paralelamente ao entendimento de Química, obstáculos epistemológicos e visões que dificultam a formação do espírito científico, além de uma narrativa que transmite semelhanças com os aspectos relacionados pelos discentes, tais como: professores, sendo a maioria ambiente em condições de trabalho desestimulantes com longas jornadas de serviço, remuneração moderada e destacando o magistério como uma profissão voltada às mulheres; e profissionais químicos, representados como homens dotados de uma imensa inteligência, em cargos de liderança ou em serviços individuais, trajando jalecos, trabalhando em laboratórios e manuseando vidrarias em experimentos possíveis de explodir. O estudo realizado permite afirmar que, os espaços escolares devem entender as séries televisivas como fontes válidas de pesquisa e investigação científica, promovendo discussões mediadas pelos docentes aos estudantes sobre suas percepções de mundo a partir de estereótipos ficcionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordQuímicapt_BR
dc.subject.keywordBreaking Badpt_BR
dc.subject.keywordCarreira profissionalpt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Marcelo Araujo Gaudêncio.pdf2.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.