Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Emanuel Santos da-
dc.date.accessioned2023-12-06T20:48:31Z-
dc.date.available2023-11-03-
dc.date.available2023-12-06T20:48:31Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuel Santos da. Uso da Plataforma PHET como recurso didático para o ensino de Frações no 6º ano, O. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3686-
dc.description.abstractThis experience report aims to discuss the use of technology in education, more specifically to understand whether the use of the Phet platform can favor the fraction learning process in a 6th year elementary school class. It is configured as a qualitative research approach, with the basis for data production being the application of a sequence of activities available on the Phet platform and the students' perception regarding the use of this tool. Simulators that cover fractions were used. It was observed that the majority of students enjoyed using the platform and even sought to develop cooperation by helping their colleagues. Furthermore, it can be said that the simulators used helped to consolidate knowledge learned in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-12-04T17:25:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_EMANUEL SANTOS DA SILVA.pdf: 757224 bytes, checksum: 46cf090f7f0cda92cb64bfb76f6af6a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-12-06T20:48:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_EMANUEL SANTOS DA SILVA.pdf: 757224 bytes, checksum: 46cf090f7f0cda92cb64bfb76f6af6a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-12-06T20:48:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_EMANUEL SANTOS DA SILVA.pdf: 757224 bytes, checksum: 46cf090f7f0cda92cb64bfb76f6af6a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-06T20:48:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_EMANUEL SANTOS DA SILVA.pdf: 757224 bytes, checksum: 46cf090f7f0cda92cb64bfb76f6af6a2 (MD5) Previous issue date: 2023-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso da Plataforma PHET como recurso didático para o ensino de Frações no 6º ano, Opt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee3Osti, Renata Zachi de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5040691266263549pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3885449248087314pt_BR
dc.description.resumoO presente relato de experiência tem por objetivo discutir sobre a utilização da tecnologia na educação, mais especificamente compreender se a utilização da plataforma Phet pode favorecer o processo de aprendizagem de fração em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como base para a produção de dados a aplicação de uma sequência de atividades disponíveis na plataforma Phet e a percepção dos alunos quanto ao uso dessa ferramenta. Foi utilizado simuladores que abordam sobre frações. Observou-se que os alunos, em sua maioria, gostaram de utilizar a plataforma e que até buscaram desenvolver a cooperação ao auxiliar seus colegas. Além disso, pode-se dizer que os simuladores utilizados auxiliaram na consolidação de conhecimentos trabalhados em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação Básicapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.keywordJogos educacionaispt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Basic educationpt_BR
dc.subject.keyword2Digital technologiespt_BR
dc.subject.keyword2Educational gamespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_EMANUEL SANTOS DA SILVA.pdf739.48 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.