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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Waldemar Augusto dos-
dc.date.accessioned2018-11-10T12:36:31Z-
dc.date.available2018-03-02-
dc.date.available2018-11-10T12:36:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Waldemar Augusto dos. Análise da Demonstração do Valor Adicionado – DVA: um estudo de caso. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/370-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-11-08T12:18:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Waldemar Augusto dos Santos.pdf: 967810 bytes, checksum: e00e0a3e9ba2fe830b901ed7c81c5c48 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da Demonstração do Valor Adicionado – DVA : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Varlindo Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500345561452524pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Varlindo Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500345561452524pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, João Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363669349406467pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Ederaldo José Pereira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472740514304186pt_BR
dc.description.resumoNo contexto atual as empresas estão cada vez mais expostas e suas atuações, decisões e influência no meio onde estão inseridas proporcionam um diferencial importante para que os que adquirem produtos ou serviços tomem sua decisão de escolha considerando também informações que há algum tempo não eram relevantes na hora da escolha, no mundo de hoje há muita disponibilidade de produtos e serviços semelhantes como explica Garcia (GARCIA, 1999, p. 2): “De fato, o que mudou é que há muita disponibilidade de produtos e serviços no mundo, todos feitos com tecnologia e materiais semelhantes e preços parecidos. A diferença entre ter ou não ter a preferência do cliente ficou mais sutil, especialmente porque o cliente também é parte da mesma comunidade da empresa e trocar informações a respeito dessa empresa e decidir-se ele próprio, com responsabilidade social, isto é, prestigiando produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis de acordo com o seu próprio critério”. Neste sentido o presente estudo buscou analisar a Demonstração de Valor Adicionado (DVA) da empresa Natura S/A e extrair informações que demonstrassem a importância, ou não, da citada empresa na sociedade em que esta inserida analisando a proporção. Considerando as demonstrações pudemos verificar variações importantes nas riquezas geradas e na distribuição das mesmas, sendo que, os itens de distribuição da DVA evidenciaram com clareza que um pouco mais de 60% do valor adicionado total a distribuir retorna a sociedade através de despesas com pessoal e governo, demonstrando a relevância desta empresa. Aos investidores ela se mostra atraente dando retorno de 22% a 37% do valor adicionado total a distribuir. Também, com o intuito de facilitar o entendimento de como elaborar uma DVA, foi usado exemplos de empresas dos ramos de serviços, comércio e indústria, nos quais, foi apresentada a elaboração da DVA passo a passo. Por fim, considerando os dados e períodos analisados, concluímos que os objetivos foram alcançados, pois pudemos chegar a números que demonstram a distribuição da riqueza gerada, assim como evidenciar a relação Lucro líquido e Valor Adicionado distribuído como também gerar dados relevantes á gestão administrativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeis - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keyword.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

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