Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/375
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Protótipo de assinador digital com armazenamento de documentos no MongoDB
Autor(es): Silva, Michel Platini Gomes da
Orientador(a): Simões, Nielsen Cassiano
Membro da Banca: Simões, Nielsen Cassiano
Membro da Banca: Oliveira, Carlos Ueslei Rodrigues de
Membro da Banca: Martins, Claudia Aparecida
Resumo : O crescimento expressivo do uso do meio digital para a troca de documentos e da realização de transações comerciais foram fatores que fizeram com que se fosse criado uma forma de garantir a segurança das informações que trafegam de modo arbitrário na internet. O advento da criptografia assimétrica na década de 1970 possibilitou a solução para essa demanda. Apenas algoritmos rebuscados ainda não eram suficientes para garantir que as transações comerciais feitas no âmbito digital e os documentos digitais tivessem a mesma validade jurídica das transações comerciais in loco ou dos documentos assinados e autenticados em cartórios. É onde os governos passam a regulamentar regras através de leis que dão o lastro de segurança emitida pelo Estado para garantir tal confiabilidade aos documentos e transações digitais. No Brasil, a lei no 2200-2 de 24 de agosto de 2001 é o marco de regulamentação da distribuição, verificação e revogação de certificados digitais que identificam os usuários emissores de assinaturas digitais e dão a confiança para que os remetentes possam aceitar os documentos sem se preocupar quanto a sua questão legal. Desse modo é proposto um protótipo para um assinador digital que contemple a autenticação de documentos dentro do Instituto de Computação da UFMT. Inicialmente. para efeitos desse trabalho, foi feita uma implementação de uma assinatura digital básica em consonância com as regras estabelecidas pelo órgão regulador vinculado ao ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) geridas pela ICP - Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Para a completude deste trabalho há um esquema de armazenamento dos documentos assinados para posterior verificação de autenticidade. Como a implementação dessa base de dados deve ser de baixa complexidade, porém mantendo uma alta disponibilidade e baixo tempo de resposta na busca dos documentos foi utilizado o banco de dados MongoDB que trabalha sem a necessidade de criação de esquemas e ainda possui ferramentas nativas para lidar com o armazenamento de arquivos binários de forma otimizada.
Palavra-chave: Assinatura digital
Certificado digital
NoSQL
Icp - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Computação (IC)
Programa: Banco de Dados - CUC
Referência: SILVA, Michel Platini Gomes da. Protótipo de assinador digital com armazenamento de documentos no MongoDB. 2016. 37 f. TCC (Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/375
Data defesa documento: 16-Dec-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Banco de Dados

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2016_Michel Platini Gomes da Silva.pdf749.65 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.