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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3762
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lima, Vitor Hugo Brizola de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T14:58:31Z | - |
dc.date.available | 2023-08-08 | - |
dc.date.available | 2023-12-20T14:58:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Vitor Hugo Brizola de. Análise da tensão em regime permanente após a inserção dos pontos de carregamento de veículos elétricos no alimentador da UFMT. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3762 | - |
dc.description.abstract | With the recent increase in environmental personalization related to greenhouse gas emissions, electric vehicles (EVs) switch an optimal alternative to a more sustainable and conventional engine option with respect to greenhouse gas emissions. Of vehicles will provide benefits to society, connecting vehicles to the electrical grid bring challenges, especially for electricity distribution concessionaires, because despite the various impacts that the insertion of these vehicles can bring to the electrical grid. Therefore, it is important to assess which ones can lead to running distribution systems, electrical on the grid, which can provide electrical procurement systems, but which can run on different electrical systems by not coordinating several systems. Consequently, this work was carried out that encompass the studies of impacts generated for different levels of recharge, investigating the main effects on the regulation of permanent voltage, through ordered charging simulation points in which charging of (EVs) electrical system of the Federal University of Mato Grosso through the OpenDSS software. Therefore, with the results obtained it was seen that the measurement that occurred the penetration of electric vehicles the voltage in the network decreases. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-10-06T15:57:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Vitor Hugo Brizola de Lima.pdf: 974724 bytes, checksum: 578a9f3b4acc945647f16a535590602c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-12-20T14:58:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Vitor Hugo Brizola de Lima.pdf: 974724 bytes, checksum: 578a9f3b4acc945647f16a535590602c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-20T14:58:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Vitor Hugo Brizola de Lima.pdf: 974724 bytes, checksum: 578a9f3b4acc945647f16a535590602c (MD5) Previous issue date: 2022-12-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da tensão em regime permanente após a inserção dos pontos de carregamento de veículos elétricos no alimentador da UFMT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fantin, Camila dos Anjos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0874039793786096 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fantin, Camila dos Anjos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0874039793786096 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Faria, Jorge Luiz Brito de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2516125498547643 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Túlio Sérvio José da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5705796069480725 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o recente aumento da conscientização ambiental relacionada à emissão de gases de efeito estufa, os Veículos Elétricos (VE) viraram uma ótima alternativa por ser uma opção mais sustentável e convencional com relação ao motor a combustão. Apesar dos veículos elétricos proporcionarem benefícios à sociedade, o crescimento da conexão destes veículos à rede elétrica traz desafios, sobretudo para as concessionárias de distribuição de energia elétrica, pelo fato de ter diversos impactos que a inserção desses veículos pode acarretar à rede. Portanto, é importante avaliar quais consequências podem acarretar nos sistemas de distribuição, dado que uma penetração massiva de carros elétricos na rede, juntamente com uma recarga não coordenada pode provocar diversos danos ao sistema elétrico. Por consequência disso, nesse trabalho foram realizados estudos que englobam os impactos gerados pela recarga descoordenadas para diferentes níveis de penetração, investigando os principais efeitos negativos na regulação da tensão em regime permanente, por meios de simulações no qual foram inseridos pontos de carregamento de (VE) no sistema elétrico da Universidade federal de Mato Grosso por meio do software OpenDSS. Portanto, com os resultados obtidos foi visto que a medida que ocorreu a penetração dos veículos elétricos a tensão na rede diminui. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Elétrica - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rede de distribuição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tensão em regime permanente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Distribution network | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Voltage in steady state | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Electric vehicles | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Elétrica |
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