Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Andréia Cardoso-
dc.date.accessioned2018-11-10T14:26:40Z-
dc.date.available2016-12-16-
dc.date.available2018-11-10T14:26:40Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.identifier.citationMENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/378-
dc.description.abstractMicrobiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-11-09T13:42:26Z No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf: 438296 bytes, checksum: 0004227be2a64bbbd1bc064b4bedcc9b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-11-10T14:26:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf: 438296 bytes, checksum: 0004227be2a64bbbd1bc064b4bedcc9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-10T14:26:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf: 438296 bytes, checksum: 0004227be2a64bbbd1bc064b4bedcc9b (MD5) Previous issue date: 2016-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Euziclei Gonzaga de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4183279549863845pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva Júnior, Aurélio Rosa da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609241125510555pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Euziclei Gonzaga de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4183279549863845pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Aurélio Rosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609241125510555pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698315149153130pt_BR
dc.description.resumoA Microbiologia tem se mostrado cada vez mais relacionada com questões multidisciplinares como a saúde, higiene e meio ambiente, ultrapassando os limites do ensino superior e dos laboratórios, porém, os microrganismos surgem na ementa do ensino fundamental e médio apenas como agentes causadores de doenças. Para mudar essa visão, é necessário utilizar metodologias visando estimular o caráter científico e crítico do aluno. As atividades práticas são essenciais para o estímulo à aprendizagem de microbiologia, sendo apontadas como uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem por despertar maior interesse e participação ativa dos alunos. As novas mídias educacionais associadas ao planejamento para execução de ações simples no cotidiano devem fazer parte da vida da escola. A relação teoria-prática constitui-se como pano de fundo dos recursos entendidos como estratégia de ensino-aprendizagem em uma perspectiva educacional significativa e articulada com o mundo do trabalho. Assim, pode-se inferir que o planejamento pedagógico é de suma importância na escolha de abordagens metodológicas para o ensino de microbiologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMicrobiologia - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIApt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keyword2Basic educationpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical practicespt_BR
dc.subject.keyword2Science teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Microbiologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf428.02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.