Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Andréia Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-10T14:26:40Z | - |
dc.date.available | 2016-12-16 | - |
dc.date.available | 2018-11-10T14:26:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/378 | - |
dc.description.abstract | Microbiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-11-09T13:42:26Z No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf: 438296 bytes, checksum: 0004227be2a64bbbd1bc064b4bedcc9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-11-10T14:26:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf: 438296 bytes, checksum: 0004227be2a64bbbd1bc064b4bedcc9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-11-10T14:26:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf: 438296 bytes, checksum: 0004227be2a64bbbd1bc064b4bedcc9b (MD5) Previous issue date: 2016-12-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Euziclei Gonzaga de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4183279549863845 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva Júnior, Aurélio Rosa da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3609241125510555 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Euziclei Gonzaga de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4183279549863845 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva Júnior, Aurélio Rosa da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3609241125510555 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5698315149153130 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Microbiologia tem se mostrado cada vez mais relacionada com questões multidisciplinares como a saúde, higiene e meio ambiente, ultrapassando os limites do ensino superior e dos laboratórios, porém, os microrganismos surgem na ementa do ensino fundamental e médio apenas como agentes causadores de doenças. Para mudar essa visão, é necessário utilizar metodologias visando estimular o caráter científico e crítico do aluno. As atividades práticas são essenciais para o estímulo à aprendizagem de microbiologia, sendo apontadas como uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem por despertar maior interesse e participação ativa dos alunos. As novas mídias educacionais associadas ao planejamento para execução de ações simples no cotidiano devem fazer parte da vida da escola. A relação teoria-prática constitui-se como pano de fundo dos recursos entendidos como estratégia de ensino-aprendizagem em uma perspectiva educacional significativa e articulada com o mundo do trabalho. Assim, pode-se inferir que o planejamento pedagógico é de suma importância na escolha de abordagens metodológicas para o ensino de microbiologia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biociências (IB) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Microbiologia - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Basic education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Science teaching | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Microbiologia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf | 428.02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.