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dc.creatorMangabeira, Brenda Juliana Closs-
dc.date.accessioned2024-02-06T18:51:35Z-
dc.date.available2023-11-01-
dc.date.available2024-02-06T18:51:35Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.identifier.citationMANGABEIRA, Brenda Juliana Closs. Um estudo semiótico dos memes usados como estratégia de campanha política na eleição municipal de Cuiabá em 2020. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3863-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the meme as an electoral campaign instrument, with an emphasis on the meanings produced by the memes that circulated on the digital social networks of Emanuel Pinheiro (MDB) and Abílio Brunini Júnior (PSC) during the electoral race for mayor of Cuiabá, in 2020, during the Covid-19 pandemic. We start with the following research question: what meanings did the social media memes of candidates Emanuel Pinheiro and Abílio Brunini Júnior provoke in their voters during the electoral race? To answer the research question, we collected all the memes published on the Instagram and Twitter social networks of Brunini and Pinheiro, in the period from November 16th (first day of the second round) to November 27th (eve of the second electoral round) to carry out the analysis. 15 memes that make up the research corpus were identified: eight posted by Brunini, and seven by Pinheiro, which shows a balance of posts. To analyze the corpus, we classified memes by type, following the proposal of CHAGAS et al (2017), one of the main Brazilian scholars on the topic of memes. We then studied the memes based on a semiotic analysis to identify and discuss the meanings present in each meme conveyed by the candidates. The results of the analysis show that Abílio Brunini used the topic of corruption as a strategic weapon to deconstruct his opponent. On the other hand, Emanuel Pinheiro sought to build the image of a good manager, since he had accusations involving corruption against him.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-12-05T16:27:29Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Brenda Juliana Closs Mangabeira.pdf: 1876100 bytes, checksum: c1f1e5d7ff0e83dc82efd7aebbbc6c00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-06T18:51:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Brenda Juliana Closs Mangabeira.pdf: 1876100 bytes, checksum: c1f1e5d7ff0e83dc82efd7aebbbc6c00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-06T18:51:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Brenda Juliana Closs Mangabeira.pdf: 1876100 bytes, checksum: c1f1e5d7ff0e83dc82efd7aebbbc6c00 (MD5) Previous issue date: 2023-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm estudo semiótico dos memes usados como estratégia de campanha política na eleição municipal de Cuiabá em 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Bruno Bernardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417510546389019pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Bruno Bernardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417510546389019pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o meme como um instrumento de campanha eleitoral, com ênfase nos sentidos produzidos pelos memes que circularam nas redes sociais digitais de Emanuel Pinheiro (MDB) e Abílio Brunini Júnior (PSC) durante a corrida eleitoral à prefeitura de Cuiabá, em 2020, em meio a pandemia de Covid-19. Partimos da seguinte pergunta de pesquisa: quais os principais sentidos construídos nos memes das redes sociais dos candidatos Emanuel Pinheiro e Abílio Brunini Júnior na campanha municipal 2020 e de que maneira esses sentidos foram utilizados para produzir ataques contra o adversário? Estudar os memes hoje é algo fundamental, uma vez que eles estão cada vez mais presentes na linguagem, principalmente da política, muitas vezes usados como arma de ataque, o que acaba gerando novas interações entre a sociedade e o campo político. Por outro lado, é importante olhar o contexto regional de Mato Grosso, ainda pouco estudado nas pesquisas da área. Para a análise empírica, coletamos todos os memes publicados nas redes sociais Instagram e Twitter de Brunini e Pinheiro, no período que vai de 16 de novembro (primeiro dia do segundo turno) a 27 de novembro (véspera da realização do segundo turno eleitoral). O corpus da pesquisa ficou composto por 15 memes: oito postados por Brunini, e sete por Pinheiro, o que mostra um equilíbrio das postagens. Na análise, realizamos uma classificação dos memes por tipo, seguindo a proposta de Chagas et al (2017), um dos principais estudiosos brasileiros sobre o tema dos memes. Em seguida, estudamos os memes com base em uma análise semiótica para identificar e discutir os sentidos presentes em cada meme veiculado pelos candidatos. Os resultados da análise mostram que Abílio Brunini utilizou o tema da corrupção como uma arma estratégica para desconstruir o adversário. Emanuel Pinheiro, compartilhando os elementos próprios da linguagem memética, buscou construir a imagem de um bom gestor, uma vez que pesava contra si acusações de corrupção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programJornalismo - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.subject.keywordMemespt_BR
dc.subject.keywordPolíticapt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.subject.keywordEleições municipaispt_BR
dc.subject.keyword2Memespt_BR
dc.subject.keyword2Policypt_BR
dc.subject.keyword2Social mediapt_BR
dc.subject.keyword2Semioticspt_BR
dc.subject.keyword2Municipal electionspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

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